A Aveleda anunciou que conquistou a certificação B Corp, um reconhecimento mundial atribuído a empresas que respeitam elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.
De acordo com o comunicado de imprensa, para obter esta certificação, a empresa passou por “um rigoroso processo de avaliação”, que durou cerca de um ano, assente em cinco categorias: governance, colaboradores, comunidade, ambiente e clientes.
A nota de imprensa sublinha que, ao longo dos anos, a Aveleda tem implementado diversas iniciativas de âmbito sustentável assentes em dois pilares: biodiversidade e pessoas.
O aumento da produção própria de energia, a aquisição de viaturas elétricas, a plantação de centenas de árvores por ano ou a utilização de garrafas mais leves, medidas que contribuem para a diminuição da pegada e aumento do sequestro de carbono são algumas das ações que tem vindo a realizar.
Além disso, a Aveleda sublinhas ainda que dispõe de 60 casas que são disponibilizadas a colaboradores ou antigos colaboradores, hoje na reforma, para sua habitação.
Para Martim Guedes, co-CEO da Aveleda, a conquista desta certificação “é um marco significativo para a Aveleda e reflete o nosso compromisso contínuo com a natureza e a comunidade. Foi o culminar de um processo rigoroso e exigente que valida as nossas práticas responsáveis para uma economia mais inclusiva e sustentável”.
Com esta certificação, a empresa passa a integrar o movimento B Corp, juntando-se a um grupo exclusivo de empresas em todo o mundo cuja visão assenta no princípio “Make Business a Force For Good”, indica a comunicação.
A certificação é reavaliada a cada três anos, “devendo a Aveleda demonstrar que as suas políticas e práticas de sustentabilidade permanecem alinhadas com os princípios do movimento B Corp e que estão a evoluir no sentido de melhorar a performance da empresa neste domínio”, explica o comunicado.
De acordo com Martim Guedes, esta certificação “reforça a nossa vontade em sermos melhores e, com isso, contribuirmos para uma economia mais inclusiva e sustentável. Acresce que integrar o movimento B Corp fortalece a nossa crença de que, juntos, é possível deixar às futuras gerações um mundo melhor”.