Quantcast
Pagamentos

Visa alerta para ‘fraudes românticas’ no Dia dos Namorados

Visa alerta para ‘fraudes românticas’ no Dia dos Namorados iStock

A Visa alertou para a possibilidade de ‘fraudes românticas’ no Dia dos Namorados, “um dos períodos em que o risco de fraudes online é mais elevado”.

A especialista em pagamentos digitais refere que este tipo de fraude explora a confiança e a vulnerabilidade dos consumidores em momentos como a comemoração desta efeméride.

 

“Referimo-nos a um tipo de esquema online em que os burlões criam identidades falsas para estabelecer ligações afetivas com as vítimas, conquistar a sua confiança e depois manipulá-las emocional e financeiramente”, explica a empresa.

Segundo a Visa, nos Estados Unidos, e de acordo com a Comissão Federal de Comércio (FTC), as perdas reportadas com esquemas deste género ultrapassaram os 1,4 mil milhões de dólares em 2023, com prejuízos médios superiores a 2.000 dólares por pessoa. Na Europa, a Europol e a Interpol, observam “um aumento preocupante” da ‘fraude romântica’, frequentemente associada a esquemas de investimento fraudulentos, que têm vindo a causar perdas financeiras significativas.

 

De acordo com Rita Mendes Coelho, Country Manager Visa Portugal, “as fraudes ‘românticas’ estão a aumentar à medida que as apps de encontros se tornam mais populares, com criminosos a manipular as vítimas através de relações falsas baseadas em confiança emocional”.

A responsável refere ainda que, segundo um estudo da Visa, mais de um quarto (26%) das vítimas de fraudes através de apps tiveram de procurar aconselhamento ou apoio psicológico. Com recurso a tecnologias avançadas (IA, deepfake e chatbots), “as fraudes tornam-se ainda mais convincentes, e levam as vítimas, em certos casos, a perder grandes quantias de dinheiro. É importante estar alerta para os potenciais sinais de risco e reportar ao banco, se confrontado com a situação”, sublinha Rita Mendes Coelho.

 

Para isso, a Visa recomenda que os consumidores estejam atentos a perfis de redes sociais demasiado perfeitos, a declarações de amor precipitadas, a recusa de encontros presenciais ou videochamadas ou histórias trágicas que levam a pedidos de dinheiro.

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever