A Visa lançou a primeira edição do ‘Visa Innovation Program Europe’ (VIPE) em Portugal, num formato conjunto com Espanha. O programa pretende acelerar o desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras de pagamentos e serviços, ao mesmo tempo que ajuda as fintechs a fazerem crescer os seus negócios.
Segundo explicado em comunicado, os desafios do ‘Visa Innovation Program Europe’ são: a construção de um futuro sustentável e inteligente; o empoderamento das PME; as experiências de pagamentos de última geração e a criação de novos fluxos de pagamento.
O VIPE estará aberto a startups fintech, portuguesas e espanholas, comercialmente ativas e tecnicamente preparadas. As candidaturas serão aceites até ao dia 14 de abril.
Entre as candidaturas de Portugal e Espanha, serão selecionadas oito fintechs que desenvolvam o seu trabalho em torno da criação de soluções focadas nas experiências de pagamento de última geração. O objetivo é gerar um ecossistema de pagamentos sustentáveis, mais inteligente e eficiente.
As fintechs selecionadas vão ter acesso, durante um período de seis meses, a conteúdos de formação, sessões de mentoria, contactos privilegiados com investidores, e encontros com diversas instituições financeiras e empresas de outros setores, com diversas possibilidades de colaboração e trabalho conjunto.
O ‘Visa Innovation Program Europe’ acelera o ecossistema das fintechs no Sul da Europa desde 2019. Em 2022 decorreu em quatro mercados e conta já com mais de 900 candidaturas, 72 participantes e 68 projetos-piloto implementados com sucesso.