O novo restaurante “Comida Fresca”, do Pingo Doce, já abriu portas no centro comercial Alegro Sintra, e disponibiliza caixas de self checkout com Inteligência Artificial (IA), capazes de reconhecer automaticamente os artigos no tabuleiro dos clientes.
No novo espaço, existem cinco caixas de pagamento self checkout que identificam automaticamente os vários artigos que estão no tabuleiro, através do reconhecimento de imagem.
O sistema, desenvolvido pela startup Retail Robotics Solutions, utiliza uma tecnologia avançada para reconhecer pratos da mesma forma que os humanos – identificando padrões na forma, cor e textura. A cada pedido, a sua precisão melhora, garantindo “uma experiência de checkout sem falhas, eficiente e fiável”.
“Iniciámos este projeto há cerca de um ano com o foco principal em melhorar a experiência dos clientes durante o processo de pagamento nos nossos restaurantes. O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo de pagamento e consequente diminuição dos tempos de espera”, referiu José Esteves, Diretor de IT do Pingo Doce.
O novo sistema de pagamento está disponível para pedidos realizados na área de Balcão, tendo o espaço de restauração sido totalmente renovado com uma nova imagem, “onde a tecnologia vive em simbiose com elementos da natureza, que tornam o espaço harmonioso e confortável”.