A MasterCard anunciou o estabelecimento de um acordo com vista à aquisição da empresa britânica VocaLink, segundo foi revelado pela companhia financeira norte-americana em comunicado de imprensa.
O negócio agora estabelecido prevê, desde logo, o pagamento de um valor na casa dos 700 milhões de libras esterlinas (cerca de 835 milhões de euros) mas, a este valor, poderá acrescer mais 169 milhões de libras esterlinas, sempre tendo em conta condições e expectativas a verificar.
Segundo os termos do acordo agora revelado, a MasterCard fica a deter o controle de 92,4% da VocaLink Holdings Limited, mantendo-se os atuais acionistas da atual empresa com os restantes 7,6% do capital por um período de, pelo menos, três anos.
Recorde-se que em 2015, a VocaLink, apresentou receitas na casa dos 180 milhões de libras esterlinas, atuando no mercado das plataformas de pagamento eletrónico (e de desconto automático em operações interbancárias de crédito e débito).
A empresa tem ainda a seu cargo a gestão de vários milhões de transações geradas por pagamentos em tempo real (por telemóvel e internet) e igualmente a rede Link, responsável por ligar as ATM no Reino Unido.
A VocaLink fornece ainda software e respetivas licenças bem como presta assistência em mercados como a Suécia, Singapura, Tailândia e EUA.