Lojas cashierless ganham ‘adeptos’ entre retalhistas
Se até há bem pouco tempo as lojas sem necessidade de pagamentos ou caixas eram uma realidade reservada para os grandes retalhistas norte-americanos, um pouco por toda a Europa começam a surgir casos de testes deste modelo.
Com o tempo de espera para pagar as compras a ser um dos pontos da experiência de cliente que os retalhistas querem melhorar, depois do Continente ter estreado a sua ‘loja laboratório’, também o Aldi está a dar passos neste sentido.
É que a retalhista alemã inaugurou, em Londres, como detalha, entre outros, o Daily Mail, uma loja em que o cliente se regista numa aplicação, entra no espaço de compra, tira os produtos da prateleira e… deixa o espaço. Sem fazer pagamento per si, mas com o valor a ser debitado da sua conta de cliente.
“Estamos sempre em busca de redefinir o que significa ser um operador de discount e a tecnologia envolvida neste teste proporciona-nos um enorme manancial de conhecimento”, afirma Giles Hurley, responsável do Aldi Reino Unido e Irlanda.
Relembre-se que, fruto da pandemia, muitas das tendências previstas para o futuro do retalho estão agora a tomar corpo, com muitos dos players no mercado da distribuição a ‘arriscarem’ novos conceitos e a terem no centro das suas decisões de investimento a conveniência para o consumidor.