A empresa francesa Craft-AI venceu a segunda edição do programa Start & Pulse do Credibom. Segundo o banco, a empresa apresentou a concurso uma proposta de streaming de dados e Inteligência Artificial para uma experiência de consumidor superior e análise preditiva
O objetivo do programa do Credibom é promover a inovação e distinguir as empresas que consigam melhorar o modelo de negócio do banco, através do desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.
A segunda edição do programa internacional contou com 14 propostas provenientes de diferentes países europeus, onde se destacaram Portugal e França.
A Craft-AI venceu “com uma proposta que se centra na aplicação da sua tecnologia de streaming de dados e Inteligência Artificial ao desenvolvimento de uma experiência de utilizador (UX) mais dinâmica, adaptativa e personalizada, acedendo a um módulo de aprendizagem automática onde são executados algoritmos de análise preditiva com base dos dados gerados em tempo real e em dados históricos”, avança o banco em comunicado.
O banco espera que “esta solução venha facilitar a interação e a experiência dos clientes do banco ao acederem ao website Credibom, promovendo assim um maior nível de sucesso na aceitação de crédito e na conversão de clientes.
Numa primeira fase do programa, a equipa do Credibom, composta por 20 colaboradores do banco, analisou todas as propostas e selecionou seis startups após um live pitch para participar no bootcamp: Velocidi (PT), ReciTAL (FR), Ub Technologies (NL), Zaion (FR), Blue DME (FR) e a Craft.ai (FR). Nesta fase, a equipa trabalhou em conjunto com as startups para melhorar a prova de conceito anteriormente apresentada.
No bootcamp, que decorreu em setembro, no Centro de Congressos do Tagus Park, em Oeiras, as seis equipas a concurso participaram em speed meetings, onde o júri, composto pelo Credibom, Cap. Digital e TICE.PT, escolheu o vencedor da iniciativa.
O programa Start & Pulse do Credibom, banco detido pelo Grupo Crédit Agricole Consumer Finance, tem como objetivo promover a inovação. O concurso é gratuito e aberto à participação de todas as PME, startups ou microempresas inovadoras, assim como projetos universitários e de Investigação e desenvolvimento.
 O projeto vencedor recebe um prémio pecuniário no valor de 5000 euros€ para suportar o desenvolvimento do projeto de experimentação e também a oportunidade de apresentar o seu pitch a outras empresas do grupo.