O multibanco foi a opção preferida dos portugueses quando se tratou de pagar as suas compras durante a época de Natal deste ano.
Segundo dados divulgados pela SIBS, no período compreendido entre 28 de novembro e 25 de dezembro foram efetuados, nas caixas automáticas da rede multibanco, 34,5 milhões de levantamentos no valor de 2.397 milhões de euros.
No mesmo período, mas nos terminais de pagamento automático da rede multibanco, realizaram-se 82,8 milhões de compras no valor de 3.277 milhões de euros.
Os valores evidenciam o facto de o dinheiro eletrónico estar, cada vez mais, a substituir o físico no que diz respeito aos pagamentos em Portugal.
Na realidade, a SIBS assegura que, no período em análise, o valor médio levantado por dia foi de 69 euros enquanto que, em compras, o valor médio dos pagamentos em lojas se situou nos 40 euros.
Nesta semana, e em comparação com o ano anterior, a SIBS fala num aumento global (levantamentos e compras) dos volumes processados na rede multibanco de 7,7% no número de operações e de 7,3% no montante transacionado.