Esta é a pergunta que abrirá as hostes do Smartpayments Congress. O evento pretende fazer um ponto de situação da área financeira e dos meios de pagamento em Portugal, analisar as novas soluções em curso e traçar aquilo que será o futuro deste mercado no nosso País. O ponto de encontro acontece no dia 1 de junho, no Lagoas Park Hotel, em Oeiras, e lançará o debate para os temas quentes do momento, que serão conduzidos por nomes reconhecidos do setor. As inscrições ainda estão abertas!
O embedded finance é o primeiro tema em análise e contará com o testemunho de Liliana Oliveira, Director of Sales & Business Development Portugal da Finaro e Margarida Rodrigues, Head Customers Payments da Sonae. As duas oradoras irão trazer para cima da mesa as mais-valias e os desafios desta tendência que permite aproximar as empresas das necessidades dos seus clientes. Será a jornada de compra encarada pela maioria dos comerciantes como parte integrante da experiência de cliente? Que soluções estão a ser desenvolvidas? E como reage a banca tradicional a esta estratégia? Estas são algumas das questões de partida da Mesa-redonda: “Embedded Finance, via de crescimento com desafios únicos”.
A transformação do retalho com base na alteração dos hábitos de consumo em muito motivados pelo boom do e-commerce, mudaram para sempre a dinâmica das empresas. A revolução do retalho está em curso e terá também um lugar de destaque na agenda do evento.
José Nunes, Administrador da Asseco PST, traz-nos o tema: “Tecnologia na transformação da experiência do consumidor”, onde irá abordar a importância dos dados, o papel da inteligência artificial e a sua aplicação no ecossistema dos meios de pagamento; e o Partner Hub: do Banco para a Loja de forma ágil, sustentada e inteligente.
A intervenção “O poder dos Pay Facilitatores e PSPs: inovação, transformação e abertura do Mercado Europeu de Pagamentos Físicos” será conduzida por Cristiano Bezerra Campos, European Union Manager da Phoebus. Como garantir segurança, inovação e eficiência? O que esperar da PayStore? São algumas das questões que vão ser explanadas.
O retalho continuará em destaque no programa, seguindo-se o debate em torno da “Concessão de crédito e pagamentos do consumidor”. Esta mesa-redonda contará com Filipe Santos, Head of Business Line Cards & Credit do Oney Bank; Ricardo Pereira, Country CFO da Ikea; e Vinay Pranjivan, Consumer Protection in Financial Services da Deco, que irão analisar o crédito ao consumo nas lojas online, o que ganha cada uma das partes no buy now pay later, e a solução integrada na jornada da compra.
Segue-se o tema “Crédito online no e-commerce – o poder das parcerias” e este ficará a cargo de Miguel Mendes, Director of Consumer, Client Transformation do Santander Consumer Finance e de Sebastião Lancastre, CEO da Easypay.
A manhã termina com a intervenção “O que esperar da tokenização na experiência de pagamento”. Adrian Florin Trache, Head of Product Southern Europe da Visa irá falar de confiança como o elo forte nos pagamentos digitais, da transparência ao longo do processo de pagamento e na proteção dos dados do cliente na experiência de pagamento.
 A relação entre consumidores e comerciantes, fundamental para qualquer negócio, é cada vez mais valorizada e abrirá a discussão da tarde. Será Alan Moss, Managing Director Western Europe Newland Payment Technology da Newnote a analisar o tema “Meios de pagamento: o poder de acrescentar valor à relação entre consumidores e comerciantes”. O foco estará na excelência na experiência cliente em todos os pontos de interação, na resposta ao cliente que deseja inovação e exige fiabilidade e na aprendizagem com a diversidade de mercados e clientes.
“Tirar partido do Open Finance” é o último painel do evento e pretende debruçar-se em modelos de negócio que ambicionam ser relevantes e centrados no cliente, com base numa dimensão phygital. No fundo, trata-se de transformar a forma como as pessoas interagem com as suas finanças.
Neste âmbito, segue-se a Mesa-redonda: “Mercado de pagamentos em Portugal: barreiras e oportunidades”. Hélder Rosalino, Administrador do Banco de Portugal marcará presença na discussão, assim como João da Câmara, Presidente da Anipe; Gonçalo Santos Lopes, Country Manager Portugal da Visa; e Ricardo Chaves, Diretor Executivo do Centro de Excelência de Inteligência Artificial do BPI. A moderação será conduzida por Luís Teodoro, Administrador da Softfinança.
O MB WAY ocupará também um lugar de destaque no evento, com foco nos pagamentos autorizados e QRCODE. A rapidez e a segurança nas transações com dispositivos móveis e a taxa de conversão dos comerciantes: tecnologia e inovação vão ser os pontos explanados por Cátia Ribeiro, Head New Business and Business Development da SIBS.
Por último, a Mesa-redonda “Banca: como manter relevância no novo cenário financeiro”. Estima-se que até 2026, 40% dos bancos, a nível global, terão como estratégia primordial a criação de um sistema bancário totalmente digital – de acordo com a IDC. E, neste circuito, é preciso gerir a pressão sobre o modelo tradicional e construir a banca omnicanal eficiente, competir com players menos regulados e com estruturas mais leves e olhar para os challenger banks. Luísa Aldim, Coordenadora do Grupo de Pagamentos da AFIP ficará responsável pela moderação do debate, que conta com os seguintes oradores: Ana Vuelta, Country Manager Portugal do CaixaBank Payments & Consumer; Mateus Alves, Senior Product Manager do N26; e Rita Lourenço, Head of Cards & Payments do Millennium bcp.
Conheça todos os detalhes do programa aqui.
Ainda vai a tempo de se inscrever. Poderá fazê-lo aqui.