O Cisco Visual Networking Index sobre o tráfego global de dados móveis 2010-2015 destaca dois fatores como os principais responsáveis por esta evolução: o crescimento exponencial dos dispositivos ligados à Internet móvel – tablets e smartphones – e o cada vez maior consumo de aplicações e serviços de vídeo através dos referidos dispositivos.
Segundo o documento, em 2015 vão existir mais de 5,6 mil milhões de dispositivos pessoais ligados às redes móveis, a que se soma mais 1,5 mil milhões ligações de máquinas. A soma de todas estas ligações equivale a praticamente uma conexão móvel à rede por cada habitante do mundo.
Os mesmos dados revelam ainda que o vídeo móvel representará 66% de todo o tráfego de dados em 2015, o que representa um crescimento de 35 vezes em relação ao ano passado. É a taxa de crescimento mais elevada entre todas as aplicações de dados móveis reconhecidas pelo VNI sobre Tráfego Global de Dados Móveis. O Tráfego móvel com origem em tablets vai multiplicar-se por 205 entre 2010 e 2015.
O documento completo por ser encontrado aqui: http://newsroom.cisco.com/dlls/ekits/Cisco_VNI_Global_Mobile_Data_Traffic_Forecast_2010_2015.pdf)