A MC e a Automaise, empresas participadas pela Sonae, revelam que o assistente virtual StudyAI, criado para responder às dúvidas de pais e encarregados de educação sobre a aquisição de manuais escolares, conseguiu responder a 96% das questões colocadas.
Segundo explicado em comunicado, apenas 4% das dúvidas necessitaram da intervenção da equipa de serviço ao cliente da MC. A solução de serviço ao cliente aproveitou a tecnologia GPT.
Ambas afirmam que a “a inovação, que resultou da exploração de sinergias intraempresas do Grupo, tornou o Continente no primeiro retalhista nacional e numa das primeiras empresas no mundo a utilizar as potencialidades da tecnologia GPT (Generative Pretrained Transformer) no serviço direto ao cliente”.
A diretora de Digital na Sonae, Teresa Oliveira, realça que “o StudyAI juntou as competências da MC e da Automise para testar e confirmar o potencial desta tecnologia no serviço ao cliente, uma área em que entendemos que há espaço para melhorar a experiência e satisfação dos clientes bem como a produtividade dos nossos colaboradores, com uma utilização transparente e responsável da tecnologia.”.
Já o area leader de Customer da MC, Ricardo Fernandes, refere “até agora, as dúvidas e preocupações relacionadas com a aquisição de livros escolares eram tratadas principalmente por e-mail ou através de pedidos em loja. Para otimizar este processo, investimos numa solução disponível 24/7 capaz de dar uma resposta imediata e fidedigna aos milhares de interações habituais neste processo”.
O StudyAI consiste num assistente virtual com capacidades conversacionais, estando treinado para esclarecer todas as dúvidas relacionadas com os livros escolares, dos vouchers às devoluções dos livros usados, bem como sobre os livros definidos por cada escola.
A Automaise é uma empresa portuguesa, com sede em Braga e especialista em softwares de produtividade na área de apoio ao cliente. A tecnológica é participada pela Bright Pixel, a unidade da Sonae que investe em empresas de tecnologias ligadas ao retalho, infrastructure software e cibersegurança.