Quantcast
Retenção de clientes

Contributo dos Contact Centers na retenção de clientes

Retenção de clientes

Contributo dos Contact Centers na retenção de clientes

Num negócio ter uma vasta comunidade de clientes é um sonho que se quer sempre realizar. A escala de clientes traduz a confiança que a empresa provoca no mercado e claro impacta com o crescimento do negócio. No artigo partilhado na VADS o desafio está não apenas na captação de clientes, como também em manter e fidelizar e é aqui precisamente que o papel do Contact Center é poderoso e como?

  1. Fazer crescer a relação com o cliente
 

A relação com o cliente é um fator chave no sucesso de um serviço ou produto. Os Contact Centers podem proporcionar uma melhor e mais fácil interacção ou experiência de relação entre o cliente e a marca, para que mais tarde os clientes se sintam mais confortáveis e esclarecidos sobre aquilo que lhe foi fornecido.

  1. Conhecer as necessidades do cliente

O Contact Center é um canal privilegiado para conhecer e descobrir o que os clientes precisam. Seja ao nível de saber que informação o cliente gostaria de ter sobre a marca, ao nível da melhoria de serviços, ou mesmo sobre a qualidade dos produtos. Ao dar respostas alinhadas com aquilo que o cliente realmente precisa a marca ganha pontos na fidelização.

  1. Gestão de dados de clientes
 

Uma boa experiência de relação e a facilidade na comunicação são sempre desejadas pelo cliente no momento em que interage com o contact center. Por exemplo, os clientes que já utilizaram o produto ou serviço não querem certamente perder tempo a fornecer mais informações sobre o seu perfil de cliente. Por exemplo, um sistema como o de customer data analysis pode ajudar o operador a saber exatamente quem é o cliente com quem está a falar o que faz com que o cliente sinta que a empresa o conhece e valoriza.

  1. Prevenir os riscos de perder o cliente e antecipar soluções

Não perder e não reduzir o número de clientes é prioritário, no entanto, deixar de ser cliente é uma decisão pessoal. Ao contact center cabe prevenir e propor antecipadamente ao cliente soluções diferentes que respondam ao que ele necessita num momento determinado. Prevenir o abandono do cliente e não reagir, ouvir os clientes, para melhor os conhecer, entender as suas “queixas” e procurar soluções que resolvam o problema