A Bolt vai lançar duas novas funcionalidades nos seus serviços TVDE em Portugal: “Contactos de Confiança” e “Códigos de Recolha”. As novas funções integram um investimento de 100 milhões de euros em segurança ao longo dos próximos três anos em 18 mercados, que a empresa anunciou em outubro do ano passado.
De acordo com o comunicado de imprensa, estas novidades estão entre as primeiras iniciativas desta estratégia global e visam “tornar as viagens ainda mais seguras”.
A funcionalidade “Contactos de Confiança” permite que passageiros e motoristas de frotas parceiras adicionem contactos telefónicos de amigos ou familiares a uma lista associada à sua conta. Segundo a empresa, o objetivo passa por garantir uma resposta rápida a notificações, pedidos ou incidentes de segurança, caso não seja possível contactar diretamente o titular da conta.
Para Mário de Morais, responsável de ride-hailing da Bolt em Portugal, com esta funcionalidade “queremos reforçar e agilizar os esforços já realizados pela nossa equipa de segurança, garantindo que conseguimos rapidamente escalar uma notificação do Ride Check ou um pedido de Assistência de Emergência para um amigo ou familiar, caso não consigamos contactar o próprio titular da conta Bolt”.
Já a ferramenta “Códigos de Recolha” gera um código único de quatro dígitos que deve ser confirmado tanto pelo passageiro como pelo condutor antes do início da viagem. O motorista, ao chegar ao ponto de recolha, é notificado de que a viagem requer a inserção desse código, só podendo iniciar o trajeto após a confirmação da correspondência na aplicação.
A nota de imprensa explica que a funcionalidade, opcional, pode ser ativada pelos utilizadores, inclusive apenas em viagens noturnas.
“Os Códigos de Recolha vão ajudar a evitar o desencontro entre condutores e passageiros, especialmente quando o local de recolha é muito movimentado, quando um passageiro não se apercebe que entrou no carro errado ou quando está escuro e é difícil verificar os detalhes da matrícula”, acrescentou Mário de Morais.
E continua: “acreditamos que a otimização de processos é fundamental quando está em causa a proteção de passageiros e motoristas, e estas novas funcionalidades representam um passo importante para continuarmos a garantir viagens seguras e de qualidade”.
A Bolt iniciou operações em Portugal em 2018 e o seu serviço TVDE cobre virtualmente todo o território continental. No que toca à micromobilidade – trotinetes e bicicletas elétricas – já está presente em 16 cidades a nível nacional.