Os portugueses são dos maiores aderentes às redes sociais para enviar mensagens de Natal. De acordo com um estudo da Microsoft realizado a nível europeu, em Portugal, a utilização das redes sociais para desejar Boas Festas já ultrapassou o envio dos tradicionais postais de Natal.
O estudo da Microsoft procurou entender a utilização da tecnologia durante a época natalícia com base em duas questões: ‘Poderá a tecnologia unir mais as pessoas durante o período de festas?’ e ‘De que forma os meios tecnológicos podem ajudar a contactar a família e amigos?’.
Os resultados mostram que ao contrário de alguns países nórdicos como a Áustria (30%) e a Suíça (34%), Portugal é um dos países que mais utiliza a tecnologia durante a quadra de Natal: cerca de 97% dos portugueses inquiridos admitem recorrer às redes sociais para enviar mensagens festivas à família e amigos, sendo que 85% confessam tirar selfies para o mesmo efeito.
Na restante Europa, cerca de 76% da população diz recorrer às selfies com a família à mesa da consoada ou com os presentes que receberam na noite de Natal. Em Portugal, 55% dos inquiridos adianta que tira fotografias dos seus presentes de Natal.
Mas não é apenas nas mensagens de Boas Festas que a tecnologia assume um papel importante. Também na pesquisa de vídeos e receitas para o jantar da consoada, as redes sociais e as plataformas online tornaram-se essenciais para 91% dos portugueses.
Para além disso, segundo o estudo, também os SMS são uma forma comum de desejar um bom Natal à família e aos amigos, com mais de 89% dos portugueses inquiridos a revelar que recorre a esta forma de comunicação.