A Coca-Cola Iberian Partners apresentou na passada semana, na sua fábrica de Galdakao, as conclusões do projeto europeu Pan-Robots (Plug and Navigate Robots), através do qual se desenvolveu um veículo inteligente que pretende revolucionar a logística de fábricas e armazéns. A iniciativa, que teve a duração de três anos, contou com o impulso da União Europeia e resultou de um investimento de cinco milhões de euros.
“O objetivo deste projeto é desenvolver, demonstrar e validar um sistema de automatização genérico para a logística em fábricas modernas baseado em LGV`s (veículos laser guiados) avançados. O Pan Robots traz uma importante melhoria para a segurança e produtividade. Por um lado, inclui novos sensores que permitem detetar as pessoas e elimina qualquer ponto cego. E por outro, integra melhorias tecnológicas que fazem com que os veículos se movam com maior flexibilidade, liberdade e velocidade”, explica a empresa.
O consórcio do PAN-Robots propõe uma nova geração de LGV’s flexíveis, rentáveis, seguros e sustentáveis, em combinação com sistemas de infraestruturas avançadas. Estes novos LGV’s terão capacidade para transportar material e produtos em fábricas, baseando-se na planificação autónoma na rota e na navegação.
Segundo Cesare Fantuzzi, Gestor de Disseminação do projeto Pan-Robots, ”este projeto representa uma revolução no terreno da logística, com o qual conseguiremos mais segurança e mais eficiência”.
Para Sergi Castells, da Coca-Cola Iberian Partners, “participar e liderar este projeto permitiu-nos assistir ao nascimento de uma nova tecnologia que mudará por completo a filosofia atual de funcionamento dos LGV’s no mundo industrial. A participação da Coca-Cola Iberian Partners contribuiu para potenciar esta mudança e ratificar a nossa aposta na inovação”.
No Pan-Robots participaram vários parceiros europeus dos setores industrial, tecnológico, inovação e investigação: Sick AG (Alemanha), Elettric 80 (Itália), Università degli studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), Teknologian Tutkimuskeskus VTT (Finlândia), Technical University of Cluj-Napoca (Roménia) e Coca-Cola Iberian Partners (Espanha).