Este Natal, cada família portuguesa prevê gastar, em média, 89 euros em bacalhau, um valor que representa um acréscimo de 11% face a 2014. Esta é uma das principais conclusões do estudo realizado pelo IPAM – The Marketing School, com vista a compreender o comportamento de compra de produtos alimentares típicos da época natalícia.
De acordo com o estudo, o bacalhau continua a ser o rei da ceia de Natal, com 70% das famílias inquiridas a revelar que irá comprar bacalhau, 61% a indicar que irá adquirir doces típicos e cerca de 60% a revelar que comprará bolo-rei.
Para além disso, 53% indica que efetua a compra de bacalhau durante o mês de dezembro, enquanto 33%, mais 8% do que em 2014, refere que só comprará quando estiver em promoção.
Já no que diz respeito ao local da compra, para 66% a preferência recai nos hipermercados, 11% acima do indicado em 2014, logo seguida do comércio tradicional (31%). 61% dos consumidores comprará bacalhau seco inteiro e 26% apostará no bacalhau seco em postas.