Quantcast
Retalho

Quase 60% dos consumidores estão a planear iniciar as compras para a época festiva

Quase 60% dos consumidores estão a planear iniciar as compras para a época festiva

Quase 60% dos consumidores mostraram preocupação com as perturbações na supply chain que poderão tornar mais dispendiosas as compras de Natal.

Os dados são de um inquérito realizado pelo IBM Institute for Business Value (IBV) a mais de 12.000 consumidores adultos, em agosto deste ano, em nove países: Alemanha, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, México e Reino Unido.

 

No que toca à sustentabilidade, 73% dos inquiridos referiram que estão a ter em consideração esta vertente quando realizam as suas compras.

Mais de 50% dos inquiridos (58%) planeiam começar a partir do início do mês de novembro as compras para a época festiva, em relação à percentagem de 44% registada em 2021.

 

Quanto a constrangimentos na cadeia de abastecimento, 41% dos consumidores inquiridos afirmam que vão gastar menos, se os bens não estiverem disponíveis, enquanto 30% dos inquiridos, segundo comunicado,“(…) gastarão mais se conseguirem encontrar facilmente substituições”.

Para além disso, quase metade dos inquiridos afirma que vai gastar menos, caso a inflação continue a provocar o aumento dos preços.

 

O estudo Annual Global Holiday Shopping and Travel Report revela que os orçamentos de compras para este ano aumentaram 8%, comparativamente com o ano passado.