Quantcast
Economia

Confiança do consumidor cai. Clima económico melhora

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta terça-feira, 29 de novembro, os resultados do Inquérito de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores. Em termos concretos, o indicador de confiança dos Consumidores diminuiu entre setembro e novembro, apenas marginalmente no último mês, atingindo um valor próximo do registado em abril de 2020 no início da pandemia.

Assim, o saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu em novembro, após ter renovado em outubro o valor máximo da série, na sequência da trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021.

 

Noutro âmbito, o indicador de clima económico aumentou em novembro, após ter diminuído entre agosto e outubro. Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, do Comércio e dos Serviços aumentaram relativamente a outubro.

Em nota de síntese, explica-se ainda que os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram na Indústria Transformadora, no Comércio e, de forma ligeira, na Construção e Obras Públicas, enquanto nos Serviços este saldo aumentou, embora permanecendo num nível inferior ao máximo da série registado em abril

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever