Quantcast
Pagamentos

Personalização: O ponto de convergência intergeracional do setor bancário

iStock

Um novo estudo da The Harris Poll destaca o fator crucial para o sucesso das instituições financeiras: a personalização dos serviços. Consumidores de todas as gerações, desde a Geração Z até aos Baby Boomers, demonstram uma vontade crescente de experiências bancárias feitas à medida, marcando um ponto de convergência intergeracional no setor.

Personalização: O elo entre as gerações

 

De acordo com o relatório “The Personal Bank: Delivering Personalized Experiences Across Generations”, 74% dos entrevistados, incluindo a Geração Z, Millennials, Geração X e Baby Boomers, expressam o desejo por serviços bancários mais personalizados e responsivos. Apesar das diferenças tecnológicas e culturais entre as gerações, a procura por experiências feitas à medida medida atua como um poderoso unificador.

Além disso, o estudo aponta que 70% dos entrevistados confiam nas instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito, criando uma base sólida para aprofundar os relacionamentos entre o cliente e o banco através de ofertas que antecipem as suas necessidades individuais.

 

“70% dos consumidores já estão confortáveis ​​com o uso da IA para a prevenção de fraudes, demonstrando que os consumidores confiam nessa tecnologia para proteger os seus dados financeiros.”

O papel transformador da Inteligência Artificial

 

A pesquisa revela que a Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar a segurança, com a melhoria de deteção de fraudes, e a experiência do cliente no setor bancário.

“70% dos consumidores já estão confortáveis ​​com o uso da IA para a prevenção de fraudes, demonstrando que os consumidores confiam nessa tecnologia para proteger os seus dados financeiros. Além disso, 66% dos entrevistados estão confortáveis ​​com as suas instituições financeiras, utilizando os seus dados para oferecer serviços personalizados, sinalizando uma oportunidade significativa para os bancos construírem experiências digitais personalizadas que atendam às expectativas modernas”, pode ler-se no relatório.

 

A IA permite fortalecer assim os mecanismos de proteção contra fraudes, mas também de capacitar os bancos a criarem interações digitais personalizadas, alinhadas às expectativas dos clientes.

Banca digital: Um novo normal

A transição para a banca digital continua a ser uma tendência predominante em todas as gerações. Mais da metade dos consumidores (55%), conforme indica o estudo, prefere realizar transações bancárias online, enquanto 48% utiliza aplicações móveis diariamente. Estes números são ainda mais expressivos entre a Geração Z, com 60% a relatar impactos financeiros positivos provenientes de funcionalidades bancárias digitais personalizadas.

Para as instituições financeiras, a conclusão é clara: “Para permanecerem competitivas, devem aprimorar os recursos digitais com experiências personalizadas”.

“66% dos entrevistados estão confortáveis ​​com as suas instituições financeiras, utilizando os seus dados para oferecer serviços personalizados, sinalizando uma oportunidade significativa para os bancos construírem experiências digitais personalizadas que atendam às expectativas modernas.”

O Futuro: Confiança e personalização de mãos dadas

Com base nos dados do estudo conduzido pela The Harris Poll, as instituições financeiras têm uma oportunidade estratégica para se tornarem parceiras confiáveis na jornada dos seus clientes, fornecendo ferramentas e serviços personalizados, baseados em dados.

A confiança estabelecida entre consumidores e instituições bancárias mostra-se assim terreno fértil para este tipo de iniciativas.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever