O mercado de pagamentos está em constante evolução. Segue as tendências da tecnologia, os hábitos do consumidor e, naturalmente, as necessidades constantes de otimização de processos existente por parte dos comerciantes.
O mercado dos pagamentos desenvolve-se tendo por base sempre dois critérios a considerar no desenvolvimento de soluções: ser “user oriented” e “business oriented”, precisamente pela necessidade de servir dois atores distintos, o pagador e o recebedor. O pagador porque procura uma solução rápida, segura, sem fricção, que não tenha de pensar nem perder o seu tempo para executar o pagamento e o recebedor, as empresas, porque querem gerir bem a expectativa do cliente no momento de receber o seu pagamento e porque precisam de soluções que executem a missão de processar os pagamentos, melhorando processos de reconciliação bancária, permitindo escalabilidade, acelerando processos de compra, um sem fim de cenários e soluções que o mercado de pagamentos consegue aportar de valor às empresas e que, em suma, as ajuda a vender mais e permite focar no desenvolvimento do negócio sem perder tempo com processos de recebimentos.
Na Worldline, somos o fornecedor líder de soluções de pagamento na Europa e também o distribuidor dos terminais Ingenico (TPA/POS) em Portugal, que otimizam a experiência de pagamento com cartão nas lojas físicas e no comércio eletrónico dos principais retalhistas do país. A nossa missão é precisamente a de acompanhar o retalhista durante todo o processo, fornecendo o terminal, a plataforma de pagamento/gateway, bem como os serviços de acquiring, sempre adaptando às necessidades do Cliente.
A nossa plataforma de pagamento é uma das mais avançadas do mercado, devido à sua omnicanalidade e integração com os sistemas de ERP das empresas comerciais, favorecendo a gestão do estabelecimento comercial e otimizando as vendas, graças a uma experiência do utilizador melhorada e personalizada.
A qualidade e fiabilidade da plataforma de pagamento é fundamental, uma vez que é o ponto intermédio entre o comércio e o banco, e garante que as informações de qualquer pagamento sejam corretas e fiáveis, evitando possíveis erros, como não receber o pagamento, duplicidade de operações ou falta de conversão das vendas. Além destas características, a gateway da Worldline desenvolveu-se para ser uma facilitadora de negócios, que permite pagamentos em modo offline, fundamental quer para o retalhista quer para o cliente, proporcionando uma experiência de pagamento rápida, simples e segura.
Por sua vez, os terminais Ingenico são reconhecidos pela sua avançada tecnologia, robustez e durabilidade, oferecendo uma experiência consistente e fluida em vários canais de comunicação e vendas.
A evolução dos métodos de pagamento em Portugal reflete-se em tendências como o uso predominante de cartões, substituindo o dinheiro em espécie, e o foco das empresas em fornecer simplicidade operacional e confiabilidade para garantir o sucesso das transações.
Pagamentos digitais: O uso de pagamentos digitais tem ganhado popularidade em Portugal. Os consumidores estão cada vez mais a adoptar o uso de aplicações móveis para realizar pagamentos, como MB Way ou Apple Pay, que permitem realizar transações de forma rápida e conveniente usando apenas o smartphone. Aplicações vinculadas a contas bancárias e/ou cartões permitem pagamentos por aproximação e transferências instantâneas tanto em lojas físicas como online.
Comércio eletrónico em expansão: O comércio online tem vindo a crescer significativamente em Portugal, com marcas retalhistas estabelecendo presença online e diferenciando-se através de experiências de conexão com redes sociais e live shopping para envolver os clientes.
Pagamentos por QR code: Os consumidores podem fazer pagamentos usando a câmara do smartphone e uma app de pagamento, eliminando a necessidade de digitar manualmente informações de pagamento.
Biometria para autenticação de pagamentos: Está a ser amplamente adotada para autenticação de pagamentos, utilizando dados como impressões digitais e reconhecimento facial, senhas ou códigos PIN.
Estes são apenas alguns exemplos das tendências de pagamentos em Portugal e refletem a evolução tecnológica e a mudança de hábitos dos consumidores que buscam métodos de pagamento convenientes, seguros e eficientes. A digitalização e a inovação tecnológica impulsionam essa transformação nos pagamentos.
Na Worldline, gostamos de acompanhar as tendências mais inovadoras e, em breve, realizaremos um evento exclusivo sobre “Inovação em Pagamentos em Portugal”, que reunirá especialistas e líderes do setor financeiro, Retail, Petrol & Energy, para discutir as últimas tendências e avanços na indústria dos pagamentos.
Serão abordados tópicos como pagamentos digitais, soluções móveis, comércio eletrónico e muito mais, numa sessão que oferecerá uma oportunidade única para expandir o conhecimento sobre as últimas tendências e tecnologias em pagamentos, além de permitir networking com profissionais do setor.
Queremos partilhar insights, trocar ideias e explorar oportunidades de colaboração.
Porque o mais importante é ouvir, estar ao lado e saber assegurar a satisfação dos nossos clientes.
Maria Luísa Aldim
Head of Business Development Portugal