A Vieira Araújo anunciou que prevê “um aumento exponencial” da sua produção para os próximos anos, tendo escolhido a Körber Supply Chain para investir num novo sistema automático de armazenamento e transporte de produtos acabados em paletes na fábrica de São João da Madeira.
De acordo com o comunicado de imprensa, o sistema, ainda em implementação, será totalmente automatizado e vai permitir à Vieira Araújo aumentar a sua capacidade de armazenamento de paletes, mas também aumentar a sua eficiência junto do cliente final, através do transporte rápido e eficaz dos materiais.
O novo sistema apresenta uma configuração de armazenamento de múltipla profundidade, sendo operado por um transelevador com um veículo satélite autónomo a bordo (ASV) e um sistema de transportadores para ligar a produção e as áreas de expedição ao armazenamento.
“A solução da Körber transformou as nossas operações logísticas, proporcionando-nos flexibilidade, fiabilidade e integração perfeita entre as áreas de produção, armazenamento e expedição. Estamos agora mais bem preparados para responder às necessidades dos nossos clientes, mantendo elevados padrões de qualidade”, afirmou Henrique Leal, da área de Engenharia e Desenvolvimento da Vieira Araújo.
Segundo a nota de imprensa, o software, agregado à tecnologia Körber, vai permitir à Vieira Araújo controlar e identificar automaticamente as paletes de produto acabado, o que facilita o processo de gestão de inventário do produto armazenado e reduz significativamente os erros comuns de uma gestão manual.
A comunicação refere ainda que o projeto inclui ainda: sistema de extinção de incêndios, estante convencional, o software Körber WMS/MFC incluindo a visualização SCADA e Serviços adicionais de pós-venda – pacote inicial de peças de reserva, contrato de manutenção preventiva e serviço de hotline.