A FUSO, marca subsidiária da Daimler Truck e representada em Portugal pela Astara, vai iniciar a produção da quinta geração do seu camião ligeiro totalmente elétrico eCanter em território português. A fábrica do Tramagal já produziu 250 mil unidades do Fuso Canter desde 1980.
Desde o lançamento do eCanter, em 2017, já existem mais de 550 destes veículos em utilização por clientes na Europa, Japão e Estados Unidos, bem como na Austrália e Nova Zelândia.
Segundo explicado em comunicado, a distância total percorrida pela frota global deste modelo em modo totalmente elétrico e isenta de emissões é atualmente de cerca de oito milhões de quilómetros, o equivalente a cerca de 200 voltas ao mundo.
A produção da nova geração já foi iniciada no primeiro trimestre de 2023, na fábrica irmã em Kawasaki, no Japão, cujas unidades são destinadas a este país e a outros mercados não europeus de todo o mundo. Na Europa, as vendas deste veículo vão iniciar-se em 17 mercados: França, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Eslováquia, Grécia e Polónia.
A nova geração do ECanter conta com a possibilidade de escolha entre seis distâncias entre eixos (de 2500 a 4750 milímetros) e um peso bruto admissível de 4,25 a 8,55 toneladas. Conta ainda com um sistema de transmissão otimizado e é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (variantes com um peso bruto do veículo de 4,25 e 6 toneladas) ou 129 kW (variantes com um peso bruto de 7,49 e 8,55 toneladas), com 430 Nm de binário; a velocidade máxima é de 89 km/h (limitada eletronicamente).