Quantcast
Logística

Embalar paletes sem película plástica é agora uma realidade

Embalar paletes sem película plástica é agora uma realidade

A DHL Supply Chain Ibérica e a L’Óreal Espanha e Portugal criaram o programa Making Possible a Green Logistic, que já levou a uma inovação no embalamento de paletes.

Em vez do uso da película plástica, segundo explicado em comunicado, o sistema Big-Belt utiliza mangas de ráfia reutilizáveis com cintas de segurança ajustáveis, que podem ser utilizadas até 1000 vezes.

 

Jorge Raquita, diretor comercial da Big-Belt, empresa brasileira que patenteou o novo sistema de embalagens, afirma que “graças à DHL e à L’Oréal introduzimos o Big-Belt em Espanha, sendo a segunda operação que temos na Europa”.

“Com este sistema, ambas as empresas preveem evitar a utilização de cerca de quatro toneladas de plástico em 2022 e deixar de emitir mais de 13 toneladas de CO2 este ano”, explicou ainda. “Em complemento ao Big Belt, a DHL está a desenvolver um projeto para implementar o uso de Biofilme ecológico, um novo tipo de filme em que 51% do material é oriundo de plástico reciclado.”

 

Além do Big-Belt, a DHL desenvolveu também, em conjunto com a L’Óreal, o projeto Green Box 3.0, que, através de um novo design de caixas, que inclui quatro modelos diferentes, e a instalação de estações de fecho automático de pacotes, consegue, por exemplo, otimizar o cartão e eliminar o plástico.

Além destes exemplos, a DHL está a investigar e a testar novos modelos e práticas a implementar no futuro, para progredir até às emissões zero em 2050.