Quantcast
Supply Chain 4.0

Digitalização e mobilidade limpa “vão moldar 2022” no transporte e logística

iStock

A Eurowag, plataforma de pagamento integrado e mobilidade centrada no setor dos transportes rodoviários comerciais, apresentou algumas das tendências de transporte e logística que vão moldar 2022, como a digitalização e a mobilidade limpa.

Em comunicado, a plataforma explica que o processo de digitalização tem tido lugar em todas as indústrias desde o início da década, mas a pandemia acelerou todos os passos para o tornar uma parte intrínseca da maioria dos setores. No caso da logística, “as soluções telemáticas não são tão fáceis de implementar, pelo que é necessário um processo mais lento que transformará os sistemas”.

 

A inteligência artificial, a autocondução e o autoplaneamento serão “um ponto de viragem vital na forma como a cadeia de abastecimento internacional é concebida”, considera a Eurowag.

Outra das tendências é a Internet das coisas que “aumentará a visibilidade em cada passo da cadeia de abastecimento e melhorará a eficiência da gestão do inventário, uma vez que é uma ligação de dispositivos físicos que monitorizam e transferem dados através da Internet sem intervenção humana. A integração da tecnologia da Internet das coisas aumentará a transparência, a visibilidade em tempo real das mercadorias, o controlo das condições e a gestão da frota”.

 

Do ponto de vista ambiental, os veículos de carga produzem aproximadamente 21% de todas as emissões de CO2 na União Europeia. Com o New Deal Verde Europeu, o objetivo é reduzir as emissões líquidas de todos os tipos de gases. “É uma agenda imparável que tornará a mobilidade limpa um imperativo para o futuro”, considera.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever