Quantcast
Economia

Vendas online estagnam durante o 2º trimestre de 2023

Vendas online estagnam durante o 2º trimestre de 2023

As vendas online estagnaram durante o segundo trimestre de 2023, revela o mais recente relatório Shopping Index, promovido pela Salesforce. Apesar de o tráfego digital ter aumentado 3%, os gastos dos consumidores caíram na mesma proporção.

A Europa é um dos pontos positivos elencados pelo relatório, com as vendas online crescerem 1% em toda a região. Alemanha (+3%), França (+3%) e Espanha (+11%) apresentaram um forte crescimento positivo. O Reino Unido, no entanto, ainda enfrenta desafios económicos, com vendas online a caírem 3% face ao período homólogo.

 

Globalmente, o valor médio por compra caiu na ordem dos 19% durante o primeiro trimestre de 2023, passando de 3,12 dólares no quatro trimestre do ano passado, para 2,54 dólares. Mas, agora, o valor subiu para os 2,77 dólares (+9%).

O relatório prevê que “o setor do retalho está na linha de partida de uma maratona de seis meses”, sendo que “as compras de fim de ano poderão ser uma oportunidade de interagir com os consumidores mais fiéis”,

 

Para o resto do ano, as marcas de retalho estarão a prever concentrar as suas estratégias em promoções, envolvimento com o cliente e relacionamento com a base mais fiel.

O Shopping Index analisa a atividade e as estatísticas de compras online de mais de 1,5 mil milhões de consumidores globais em mais de 67 países.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever