Quantcast
Retalho

Sustentabilidade e promoções: As chaves para os retalhistas portugueses

A GS1 Portugal divulgou esta terça-feira, 21 de novembro, o seu mais recente benchmark para a Supply Chain Portugal, um estudo anual que em 2023 completou 11 edições. Avaliando a opinião de fornecedores e retalhistas, consultando 28 dos primeiros e 9 dos segundos, o estudo mostra que a sustentabilidade e as promoções são a prioridade para ambos.

“(…) Esta edição ficou marcada pelo tema da sustentabilidade, destacando o interesse na construção de projetos colaborativos neste âmbito, como a otimização da construção de paletes, que permitam uma cadeia de abastecimento sustentável, da origem ao consumidor”.

 

Para além disso, o Benchmarking Supply Chain 2023 mostra também novas prioridades para o retalho, nomeadamente, “o nível de serviço em promoções, que se destaca como a questão com maior importância no estudo, tendo subido da 8.ª para a 1.ª posição no ranking”. À semelhança do verificado em 2022, os temas mais operacionais de cumprimento dos pedidos e entregas mantêm-se no TOP 10.

“O alinhamento das bases de dados e a utilização correta da Etiqueta GS1-128 foram as principais oportunidades identificadas, nesta edição, pelos retalhistas, face à performance dos fabricantes”, explica-se em comunicado, acrescentando-se ainda que, “de forma geral, o top 3 das prioridades dos retalhistas relacionam-se com o pedido, suporte e sistemas de informação.”

 

Uma análise da evolução dos resultados face ao ano anterior permite constatar avaliações mais favoráveis na mais recente edição, no ranking global e na grande maioria dos grupos de análise. Em suma, o Benchmarking Supply Chain 2023 revela uma crescente competitividade e sinergia na colaboração das várias empresas participantes.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever