Quantcast
Tecnologia

Sumol+Compal conta com a primeira fábrica 5G em Portugal

A Nos e a Sumol+Compal apresentam a primeira fábrica 5G em Portugal. As instalações da Sumol+Compal em Almeirim estão cobertas com quinta geração de comunicações móveis desde março de 2021.

Em comunicado, as duas empresas parceiras revelam que, por um lado, vão conectar todas as linhas e obter informação em tempo real do processo produtivo e, pelo outro, irão utilizar a realidade aumentada e aplicá-la às operações de manutenção preventiva das máquinas das linhas de enchimento e embalagem Tetra Pak.

 

De acordo com o Administrador Executivo da Nos, Manuel Ramalho Eanes, “o 5G já é uma realidade e a sua aplicação será o principal acelerador daquilo que é a indústria 4.0, e um elemento-chave para a competitividade das empresas nacionais em todas as áreas em que atuam”,

Por sua vez, o Administrador da Sumol+Compal, Jaime Alves Cardoso revelou que “este projeto utilizará a tecnologia 5G para impactar o funcionamento das nossas linhas de produção da fábrica de Almeirim ao permitir tratar informação em tempo real e agir com celeridade, nomeadamente na deteção e correção dos estrangulamentos existentes nas linhas de enchimento e identificar formas de maximizar os seus rendimentos”.

 

A Sumol+Compal vai utilizar as soluções NOS Augmented Worker e NOS Remote Support, soluções que conjugam Smart Glasses e um smartphone 5G no apoio à atividade.

Esta parceria é parte integrante de uma colaboração a longo prazo para a transformação digital da Sumol+Compal.