Quantcast
Retalho

Aposta nos biológicos continua: Sonae MC compra a Brio

supermercado de produtos biológicos

A Sonae MC anunciou esta quarta-feira (26 de abril) a aquisição de 100% do capital da Brio, cadeia de supermercados biológicos nacional que conta já com seis supermercados especializados em alimentação biológica, todos na região de Lisboa. Esta operação é anunciada depois de a empresa ter adquirido também recentemente uma participação da marca Go Natural, negócio que levou ao lançamento de um novo conceito de supermercados.

Em comunicado, a Sonae MC refere que a aquisição da Brio permitirá “acelerar a avenida estratégica de crescimento de Health & Wellness, em particular no segmento de alimentação saudável, beneficiando da rede de lojas da Brio, do seu elevado grau de especialização e de uma alargada rede de fornecedores no segmento biológico.”

Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, refere que “esta expansão da presença da Sonae MC no retalho alimentar saudável reforça a nossa posição de liderança neste segmento de mercado e contribui para o compromisso de proporcionar a melhor e mais acessível oferta a todos os consumidores, quaisquer que sejam as suas necessidades ou estilos de vida”.

Após a celebração do acordo para a aquisição de uma participação de 51% da Go Natural, em dezembro do ano passado, esta nova operação volta a enquadrar-se na estratégia da Sonae MC de aposta na área da saúde e do bem-estar, nomeadamente na alimentação, uma resposta à crescente procura dos consumidores por opções que promovam um estilo de vida saudável.

José Luís Pinto Basto, CEO do The Edge Group, que até aqui detinha a rede Brio, refere que “desde o início que desbravámos terreno praticamente desconhecido, dadas as características muito específicas deste setor e, em concreto da agricultura biológica, e o resultado é um Brio que é hoje uma operação consolidada e  reconhecida, uma marca líder no mercado da distribuição biológica e a maior cadeia nacional na sua área”.

O CEO do The Edge Group acrescenta ainda que “fizemos crescer o Brio de forma sustentada, permitindo tornar o negócio interessante aos olhos do maior operador português de retalho alimentar. Vemos com muito bons olhos que seja a Sonae a dar continuidade ao projecto que iniciámos. Continuamos a confiar muito no crescimento do setor, e acreditamos que as sinergias com o grupo Sonae são inigualáveis”.

 

Os supermercados Brio foram adquiridos em 2010 pelo The Edge Group com apenas uma loja e cerca de 500 mil euros de faturação anual. Desde então a operação evoluiu para seis lojas e para uma faturação na ordem dos 5 milhões de euros, registados em 2016.