Quantcast
Retalho

Sonae investe milhões e inaugura maior entreposto refrigerado de Portugal

A Sonae oficializou esta quinta-feira, dia 14 de outubro, numa inauguração onde esteve presente o Presidente da República e o Secretário de Estado Adjunto e da Energia João Galamba, a abertura do seu renovado entreposto de distribuição na Azambuja, sendo que este se torna, até agora, o maior centro de distribuição com capacidade de refrigeração em Portugal.

Numa cerimónia de Inauguração onde estiveram presentes também Claúdia Azevedo, CEO da Sonae, Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, Miguel Águas, Administrador da Sonae MC, e Silvino Lúcio, atual vice-presidente da Câmara Municipal da Azambuja e futuro autarca, abordou-se ainda a expansão do entreposto da retalhista na Maia, obra prevista para 2022.

 

Com um investimento total de 50 milhões de euros nestes dois espaços, a abertura de ambos atende à lógica de expansão da Sonae MC em Portugal, detalhando-se que abertura do Centro na Azambuja irá criar mais 300 novos postos de trabalho, aumentando a capacidade e a rapidez de abastecimento às lojas Continente da região Centro e Sul do país.

“Com um total de 70 mil m2, o Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja permite receber e armazenar produtos do país inteiro, sem perderem a frescura, e distribuí-los por todo o Centro e Sul de Portugal Continental, Madeira e Açores. Diariamente saem mais de 9000 paletes de produtos para abastecer as lojas Continente”, explica-se em comunicado, sendo que “o objetivo da Sonae MC é concentrar o envio dos produtos frescos das lojas sul do país no mesmo local, recolhendo os produtos frescos de madrugada e entregando os pedidos das lojas em 24h”.

 

Com 6.900 painéis, uma potência de 3MWp e uma produção anual de 4GWh, a Sonae MC, através da Elergone Energia, assegura 30% da potência da central fotovoltaica da Azambuja. Com 20 mil m2 de área, esta é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica e evita, anualmente, a produção de mais 1000 toneladas de CO2.

Segundo Miguel Águas, administrador da Sonae MC, “a expansão do Entreposto na Azambuja suporta decisivamente o reforço da nossa posição de líderes de mercado, dando melhor resposta aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores. Com este novo edifício conseguimos melhorar as condições em que mais de 1100 pessoas aqui trabalham, através da melhoria das condições ergonómicas das suas funções e da qualidade das zonas sociais. Permite-nos ainda um maior volume de produção, rapidez e frescura na entrega às nossas lojas e garante uma melhoria substancial da sustentabilidade na operação, evitando a produção de mais de 2000 toneladas de CO2, entre produção elétrica e otimização de rotas de transportes”.