Quantcast
Retalho

Sonae cria tecnologia de reaprovisionamento de stocks

Sonae MC tecnologia reaprovisionamento de stocks Distribuição Hoje

A Sonae MC desenvolveu, em parceria com a WeDo Technologies e a Fraunhofer Portugal, o ‘ShopView2Market’, uma tecnologia que promete melhorar e facilitar os processos de reaprovisionamento de stocks dos operadores de retalho. A tecnologia foi testada pelo retalhista austríaco Spar e, segundo a Sonae MC, “utiliza tecnologia de processamento de imagem de última geração, juntamente com um dispositivo semiautomático, para comparar o layout da prateleira com os planos de colocação de produtos (planogramas), detetando a localização incorreta dos artigos e situações de rutura de stocks.”

A verificação dos lineares é uma atividade realizada diariamente pelos retalhistas para evitar a colocação incorreta de produtos ou a ausência de stock. Com esta tecnologia, que agora foi testada na Spar Áustria, será possível diminuir o erro neste processo.

Em comunicado, a Sonae MC refere que “a iniciativa foi realizada no âmbito de um processo de cooperação estabelecido entre a retalhista austríaca e a Sonae MC, nos domínios da partilha de conhecimento e da identificação de melhores práticas, através do programa Exchange Experience, desenvolvido pelo departamento de inovação da Sonae”.

De acordo com Nuno Borges, Diretor de Desenvolvimento da BIT, área de Sistemas de Informação da Sonae, “este projeto, e o subsequente piloto, resulta de uma cooperação de elevada qualidade entre a nossa empresa e os nossos parceiros tecnológicos, levando a um uso extremamente eficiente da tecnologia de imagem. Tal só é possível devido à combinação de distintas áreas de conhecimento, permitindo dar o primeiro passo no que poderá ser um avanço importante para as operações dos retalhistas. Os primeiros resultados fazem-nos acreditar que juntos estamos a criar um grande avanço nos processos de reabastecimento. “

Já Michael Pecher, Diretor de Coordenação para diferentes filiais na Spar Áustria e membro do Conselho de Inovação da empresa, referiu que “apesar de ainda estar em desenvolvimento, o protótipo funciona. Consideramos que pode ajudar a resolver um desafio de negócio para os retalhistas ajudando-nos, consequentemente, a servir melhor os nossos clientes”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever