Comércio

Setor do comércio é o mais premiado com Estatuto PME de Excelência 2019

Volume-de-negócios-do-comércio-ultrapassa-145-mil-milhões-de-euros-em-2018

O setor do comércio continua a ser uma das atividades mais representadas no universo PME de Excelência 2019 com 28,4%, o que representa 664 empresas deste setor.

O IAPMEI e o Turismo de Portugal distinguiram 2337 empresas de vários setores de atividades com o Estatuto PME de Excelência 2019. Em conjunto, estas empresas são responsáveis por 81 316 postos de trabalho.

A agricultura, silvicultura e pesca foi o setor com menos representatividade (1,5%), tendo sido distinguidas 36 empresas.

A iniciativa do IAPMEI foi criada com o objetivo de premiar as PME nacionais, que se destacam pela qualidade do seu desempenho económico-financeiro e que sejam capazes de atingir padrões competitivos.

“Para o IAPMEI e para o País, é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este Estatuto tem vindo a conquistar, ao longo destes 10 anos, entre as empresas portuguesas. As PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, e desempenham um papel de grande relevância ao nível do emprego, tal como do desenvolvimento local e regional”, refere Nuno Mangas, presidente do IAPMEI.