O verão é uma das alturas em que se regista mais furtos no setor do retalho. Quem o diz é o Barómetro Mundial do Furto da Checkpoint Systems, que indica que a seguir ao Natal, o verão é a época do ano “de eleição para os ladrões”.
“Os saldos provocam um constante movimento de mercadorias e pessoas, e as férias reforçam mais esta dinâmica. É fácil cair em descuidos se a loja não está perfeitamente equipada e com uma equipa preparada para utilizar as soluções antifurto”, refere David Pérez del Pino, Diretor Geral da Checkpoint Systems em Espanha e Portugal.
De acordo com a Checkpoint Systems, em Portugal, cerca de 29% dos furtos em loja são cometidos pelos próprios funcionários. Para além disso, os erros administrativos são responsáveis por 6% das perdas desconhecidas, “uma tendência ainda mais relevante nas campanhas de verão e inverno, épocas com maior número de trabalhadores temporários e com menos formação nos processos internos da loja.”
O estudo da Checkpoint Systems revela ainda que “nas zonas turísticas, óculos de sol, vinhos, licores, cremes e protetores solares estão entre os produtos mais cobiçados pelos ladrões”.