Quantcast
centros comerciais

Resultado líquido da Sonae Sierra aumenta 28%

ParkLake Sonae Sierra

A Sonae Sierra registou um resultado líquido de €181 milhões em 2016, um aumento de 28% face aos 142 milhões de euros obtidos em 2015. Em termos de resultado direto atingiu os 57 milhões de euros, tendo ficado abaixo dos 61 milhões de euros registados em 2015, devido à estratégia de alocação de capital da empresa, que gerou €13,3 milhões de ganhos em venda de ativos, indica a empresa em comunicado.

Numa base de portefólio comparável, e excluindo o impacto das variações das taxas de câmbio, o resultado direto aumentou 8% devido à melhoria dos resultados operacionais dos centros comerciais, ao crescimento da prestação de serviços profissionais e à diminuição das taxas de juro.

 

O resultado indireto situou-se nos 125 milhões de euros, um crescimento de 54% face aos 81 milhões de euros alcançados em 2015. A variação positiva ficou a dever-se sobretudo ao valor criado pela compressão das taxas de capitalização do imobiliário e à abertura do ParkLake, na Roménia.

 

 

Em termos operacionais, as vendas dos lojistas do portefólio Europeu registaram em 2016 uma subida de 3,4%, numa base comparável com 2015, destacando-se o crescimento de 15,7% na Roménia, 8% em Espanha e 4% em Portugal. O Brasil continua a apresentar uma performance positiva, com uma subida das vendas dos lojistas de 0,9% (em BRL), igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2015, apesar dos desafios decorrentes do contexto macroeconómico do país.

 

 

Segundo o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, “os bons resultados operacionais em 2016 demonstram a qualidade e a reputação dos nossos centros comerciais, que registaram aumentos globais nas vendas dos Lojistas e subidas das Taxas de Ocupação. A abertura do ParkLake, na Roménia, foi um sucesso e somos coproprietários de mais dois centros comerciais em desenvolvimento, em Marrocos e na Colômbia. Temos ainda diversas expansões em curso em Portugal e em Espanha. Os resultados positivos da nossa estratégia de alocação de capital e de foco na prestação de serviços são uma excelente base de trabalho para 2017.”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever