Quantcast
Customer Experience

Preços mais acessíveis abrem caminho para lealdade às marcas 

Preços mais acessíveis abrem caminho para lealdade às marcas 

A terceira edição do estudo anual da Capgemini sobre as Tendências do Consumo ‘What Matters to Today’s Consumer’ revela que mais de dois terços (70%) dos consumidores querem que os produtos de primeira necessidade sejam ainda mais baratos.

Nesse sentido, quase três quartos (73%) dos consumidores inquiridos afirmaram que serão mais leais às empresas que os ajudarem a atravessar este momento difícil, reduzindo a pressão financeira a que estão sujeitos, e quase a mesma percentagem declarou que compraria mais produtos/serviços a essas empresas no futuro.

No entanto, caso manter o preço signifique redução de peso (shrinkflation) ou de qualidade (skimpflation), 65% dos consumidores querem ser avisados.

“Embora as preocupações dos consumidores tenham diminuído durante o último ano, eles continuam prudentes em relação aos seus gastos e não estão dispostos ou não podem gastar mais. É fundamental que os distribuidores transformem as suas operações de forma a repercutirem as economias de custos obtidas junto dos consumidores, que são cada vez mais seletivos na escolha dos produtos e das marcas,” declara Lindsey Mazza, Global Retail Lead, do Grupo Capgemini.

O relatório revelou ainda que 72% dos consumidores estão conscientes de que a IA generativa é usada para experiências de compra, e um quinto indica já ter utilizado mesmo a IA generativa durante as suas compras. Destes, mais de metade diz que as ferramentas de IA generativa contribuíram para melhorar significativamente a sua experiência.

O estudo sublinha que as preocupações em torno do possível uso indevido da IA generativa devem ser abordadas, para que todo o potencial desta tecnologia possa ser aproveitado. Quase dois terços dos consumidores estão preocupados com o facto de a IA generativa poder produzir testemunhos ou/e avaliações falsas ou fraudulentas.

A IA generativa também pode melhorar a eficiência operacional dos distribuidores. Quase oito em cada 10 empresas da grande distribuição afirmaram que o uso da IA generativa pode ajudar a melhorar as suas operações internas e a manter as suas instalações.

Outras preocupações: 

  • Mais da metade dos consumidores que compraram nas redes sociais procuram conselhos dos influencers pelo facto de estes explicarem claramente todos os fatores a ter em conta antes de fazer uma compra. O mesmo número também procura os influencers para obter descontos e ofertas.
  • Mais de metade dos consumidores não confia nas alegações de sustentabilidade feitas pelas empresas/marcas. O estudo revela que, caso pudessem ter acesso a informações prévias completas sobre o impacto ambiental de um produto, a maioria dos consumidores estaria disposta a adotá-lo.
  • 63% dos consumidores querem que as marcas desempenhem um papel ativo na sua educação sobre a sustentabilidade dos produtos. Quase metade dos inquiridos é a favor da inclusão de rótulos detalhados e de QR Codes nas embalagens que forneçam informações sobre a pegada de carbono, consumo de água e reciclabilidade dos produtos.

MetodologiaO Capgemini Research Institute inquiriu 11 681 consumidores com mais de 18 anos, em 11 países das regiões da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico em outubro e novembro de 2023.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever