Promovida pelo Polo de Competitividade e Tecnologia Agroalimentar, a PortugalFoods tem como “missão reforçar a competitividade das empresas do setor agroalimentar através do aumento do seu índice tecnológico, promovendo a produção, transferência, aplicação e valorização do conhecimento orientado para a inovação, bem como promover a internacionalização das empresas do setor através da sua capacitação para a internacionalização e na identificação e captação de oportunidades”.
A Portugal Exporta 2011, que se realiza de 25 a 27 de outubro de 2011, no Pavilhão Fecomércio em São Paulo, procura reforçar e potenciar as ligações comerciais com o Brasil.
Segundo João Miranda, Presidente da Portugalfoods, “a imagem do agroalimentar português necessita de ser alavancada através de ações conjuntas e cuidadas. Portugal não se tem conseguido impor internacionalmente através de marcas individuais, salvo raras exceções, sendo essa uma das principais razões para não sermos reconhecidos como país produtor. É essa imagem e reconhecimento de país produtor de excelência, que queremos ir construindo, agrupando para tal as nossas melhores empresas, e dando uma imagem de sofisticação e modernidade que realmente temos, debaixo da mesma marca umbrella – “Portugalfoods”, contribuindo desta forma para a construção da notoriedade do nosso agroalimentar”.