A Nestlé revela que foi uma das entidades que assinou o Código de Conduta da União Europeia (UE) para Negócios de Alimentação e Práticas de Marketing Responsáveis. Recorde-se que este código de conduta define um conjunto de ações que podem ser implementadas para tornar mais fáceis as escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis.
Em comunicado, a empresa revela que, no âmbito deste movimento, deu o seu contributo com um amplo conjunto de 23 compromissos para reduzir a pegada ambiental dos seus produtos e, simultaneamente, contribuir para dietas saudáveis e nutritivas.
Entre eles estão:
- Adicionar produtos mais nutritivos ao seu portfólio ;
- Estender a utilização do sistema de rotulagem nutricional Nutri-Score a todos os países europeus, onde este sistema é apoiado pelos respetivos stakeholders;
- Apoio à agricultura regenerativa;
- Mudança para utilização de energia 100% renovável;
- Operações de logística de emissões zero.
Na visão da empresa, “atingir muitos destes objetivos exigirá uma abordagem completa da cadeia de valor e um trabalho em estreita colaboração com os agricultores e outras empresas fornecedoras de matérias-primas, materiais de embalagem e serviços. Só em conjunto é possível gerar um impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente”. A Nestlé afirma ainda que “é ainda fundamental a existência de um ambiente político favorável a nível europeu e o Código de Conduta da UE é uma oportunidade única para a indústria alimentar e de bebidas abrir o caminho”.
O Código de Conduta da UE é um dos principais resultados obtidos pela Estratégia “Do Prado ao Prato” da União Europeia.