A Mercadona avançou que está a apoiar, com uma doação de 40 milhões de euros, os habitantes, as autoridades e os seus colaboradores da região de Valência desde o início da catástrofe causada pela depressão DANA.
Além da doação de alimentos e da colaboração com as autoridades, a Mercadona refere ainda que a doação monetária serve “para que não tenham de começar a reconstruir as suas vidas do zero”.
De acordo com o comunicado de imprensa, estas ajudas terão um valor fixo para a casa/veículo e todos os colaboradores afetados vão receber as respetivas ajudas no dia 21 de novembro.
A empresa ativou também 1.000 voluntários, colaboradores de outros departamentos da empresa, para ajudarem nas tarefas de manutenção e limpeza das lojas, com o objetivo de conseguirem abrir o mais rapidamente possível e prestar um serviço aos vizinhos dos seus supermercados.
Desde o início da catástrofe, a empresa tem vindo a implementar medidas centradas principalmente na doação de bens de primeira necessidade a entidades sociais para as pessoas afetadas (alimentos, equipamentos, materiais, etc.), doando mais de 300 toneladas entregues, em coordenação com os seus fornecedores; no acompanhamento dos seus colaboradores afetados; e na colaboração com as autoridades através da contribuição de diferentes recursos.
Esta atuação tem como base uma premissa: “Fazer tudo o que for necessário e até quando for necessário, porque agora é tempo de proximidade”, como afirmou Laura Cruz, diretora de Ação Social da empresa e coordenadora da equipa especializada em doações, responsável pela gestão de todas as ações de colaboração nas regiões afetadas.
Em colaboração com os seus fornecedores, tem vindo a abastecer o programa “Cozinha Solidária”, de Ricard Camarena, com produtos frescos e alimentos enlatados, onde se tem estado a preparar 10.000 refeições quentes por dia nas instalações do fornecedor Frescos Delisano e 4.500 refeições por dia no seu restaurante.
A empresa colocou ainda à disposição duas lojas a partir das quais foram canalizadas as doações, a compra e entrega de 1.200 paletes de água e a entrega de produtos alimentares básicos para ajudar as pessoas necessitadas em diferentes pontos instalados na província de Valência.