Durante os últimos anos a ida à loja tem vindo a transformar-se. Com a saída com compras a ser um dos passos que podia ser otimizado, várias foram as soluções lançadas para facilitar este momento da jornada de compra. Em Portugal houve alguns retalhistas a apostar na tecnologia cashierless e mais recentemente até se lançou, em Lisboa, uma laboratório para ensaiar e demonstrar o potencial desta tecnologia.
Porém, se há clientes que preferem uma jornada de compra fluída, com o mínimo de entropia, há também aqueles que optam pelos modelos mais ‘tradicionais’ e talvez por isso também estejamos a assistir a jornadas ‘mistas’ de compra, ou híbridas, sem assim o quisermos chamar.
O mais recente exemplo chega-nos da Alemanha. A Rewe, retalhista local, abriu recentemente em Colónia uma loja Pick&Go. É a maior da Alemanha em termos de estratégia mista de compra, totalizando 600 metros quadrados, mais de 13 mil itens e um sortido que vai desde assados, frescos, frutas e legumes, mas também uma ampla variedade de secos, congelados, bebidas ou utensílios domésticos.
O que diferencia esta loja? É que ao entrar neste supermercado pode optar por duas formas de pagamento: sem caixa ou com caixa. No primeiro caso, tal como já vimos funcionar em Lisboa, por exemplo, as compras são registadas numa aplicação, fazendo uso de cameras instaladas nas lojas e prateleiras equipadas com sensores. O pagamento é faturado automaticamente após a saída, ocorrendo através da app que já se abriu aquando da entrada no estabelecimento.
“O comportamento de compra dos nossos clientes está em constante mudança. Compras autónomas com a Rewe Pick&Go são uma alternativa empolgante e que economiza tempo às compras convencionais para muitos clientes. A abertura da maior loja híbrida na Luxemburger Strasse de Colónia é um marco importante para nós no caminho para a experiência de compra do amanhã”, sublinha o CEO da Rewe Region West, Hanno Rieger.
Veja o testemunho partilhado pela Trigo, empresa responsável pela tecnologia presentes nesta loja.