Retalho

Lidl adere à iniciativa da ONU para o Empoderamento das Mulheres

Lidl Empoderamento das Mulheres

O Lidl Portugal é signatário dos Princípios para o Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa global para que visa a promoção das mulheres a nível empresarial.

Os Princípios para o Empoderamento das Mulheres, estabelecidos em 2015, apresentam um conjunto de orientações voluntárias dirigidas às empresas, com o objetivo de as apoiar na adaptação ou introdução de regulamentos e programas novos e necessários para o progresso feminino.

De acordo com comunicado, ao aderir a esta iniciativa, o Lidl Portugal pretende “reforçar o seu compromisso com a promoção da igualdade de género, tanto no contexto da empresa como em toda a sua cadeia de valor”.

Atualmente, o Lidl Portugal refere ter uma maior percentagem de colaboradoras mulheres (55%), e afirma já ter colocado em prática grande parte das diretrizes estabelecidas pela iniciativa, continuando a desenvolvê-las enquanto prioridade essencial no contexto da sua estratégia de sustentabilidade e responsabilidade social e corporativa.

“No Lidl pautamo-nos por oportunidades iguais. Temos três vetores primordiais, que definem a progressão de carreira: meritocracia, valores e atitude. Não há diferenciação de género e todos usufruem das mesmas oportunidades e benefícios, pelo que faz todo o sentido integrarmos esta iniciativa global da ONU, que está totalmente alinhada com a nossa visão de negócio e com a nossa cultura”, refere Maria Román, diretora geral de Recursos Humanos do Lidl Portugal

Em comunicado, a empresa afirma ainda que “todos os funcionários recebem as mesmas oportunidades de carreira e as estruturas salariais são padronizadas, baseadas em critérios objetivos como: experiência profissional, qualificações e aptidões. Além disso, a empresa oferece a todos os funcionários igual acesso a oportunidades de formação e progressão na empresa”.

Com vista a assegurar um ambiente de trabalho justo, o Lidl designou internamente os chamados “Gestores de Confiança”, com os quais os colaboradores podem estabelecer contato, de forma imparcial e independente, para abordar questões gerais, bem como outras relacionadas com a diversidade e igualdade de género.

Adicionalmente a estas medidas internas, o Lidl exige também que a igualdade de oportunidades seja um compromisso assumido pelos seus parceiros e fornecedores.