Foi divulgada esta semana o Bloomberg Gender-Equality Index e o Grupo Jerónimo Martins faz parte, pelo terceiro ano consecutivo, da lista de empresas que integram este índice mundial de igualdade de género.
Segundo avançado em comunicado, a avaliação global do Grupo Jerónimo Martins aumentou em 3,66 pontos percentuais face a 2022, para os 75,21%.
Em comparação com o seu sector (Consumer Staples) – que tem 37 empresas neste índice -, Jerónimo Martins tem uma avaliação superior na maioria das dimensões avaliadas, podendo destacar-se as diferenças consideráveis em “igualdade de salários e paridade de remuneração entre géneros” (82,35% de Jerónimo Martins vs 63,08% da média do sector) ou “políticas contra assédio sexual” (80% vs 70,27%).
De referir que o índice Bloomberg Gender-Equality Index avalia o desempenho de empresas de capital aberto no que diz respeito ao reporte e às suas políticas que promovem a igualdade de género. Para isso, são avaliados 70 indicadores em cinco dimensões: liderança e pipeline de talento, igualdade de salários e paridade de remuneração entre géneros, cultura inclusiva, políticas contra assédio sexual, e imagem externa da marca.
A edição de 2023 do índice integra 484 empresas – das quais sete são portuguesas – de 11 sectores de atividade, originárias de 45 países. Apenas as empresas com capitalização de mercado equivalente a mil milhões de dólares são elegíveis para inclusão no índice.