Quantcast
DIA

Grupo Dia cresce 9,9%

Grupo Dia cresce 9

O Grupo Dia obteve 9.400 milhões de euros de vendas brutas em 2014, num crescimento de 9,9% comparado com o ano anterior, sustentado pelas vendas (+30,6%) nos países emergentes. No mercado ibérico, o grupo obteve uma quebra de 0,8%, sendo que o mercado português as vendas caiu 7,2% nas vendas em comparação com 2013.

As vendas em Portugal em 2014 foram de 876,1 milhões de euros, menos 7,2% do que em 2013, onde atingiram os 944 milhões de euros. De acordo com Ricardo Currás, conselheiro delegado do Grupo Dia, em conferência de imprensa esta segunda-feira em Madrid, “2014 foi um ano complicado em Portugal. Não podemos dizer que estamos satisfeitos, mas estamos otimistas com os planos que vamos colocar em prática”. (saber mais aqui)

Em Espanha o Grupo Dia obteve um ligeiro crescimento de 0,4%, para os 5219 milhões de euros, “apesar do impacto da caída de preços”, indicou Ricardo Currás.

 

O maior crescimento deu-se nos mercados emergentes, Argentina (724 lojas), Brasil (799 lojas) e Shanghai, China, (368 lojas) com um aumento das vendas na ordem dos 30%, e onde, segundo o responsável, ganharam quota de mercado.

Crescer em 2015

 

 “Para 2015, o grupo espera um crescimento nas suas vendas a nível global. Prevemos um aumento do EBIDTA ajustado como consequência do crescimento orgânico, e com já uma contribuição das aquisições de 2014. Não temos uma previsão específica por segmento, mas esperamos um aumento global”, indicou o Amando Sánchez, diretor executivo corporativo do Grupo Dia.

E acrescentou: “Temos expetativas que 2015 deixará de ser deflacionista na alimentação em Espanha, o que se está a verificar desde julho de 2014 e esperamos que 2015 se veja realmente a melhora do contexto macroeconómico na Europa, através do crescimento do consumo”.

 

A saída do mercado francês, a compra da insígnia El Arbol, em Espanha, ainda a aquisição de 160 lojas da Eroski y Caprabo em Madrid e na Andaluzia (que ainda aguarda a confirmação por parte da autoridade de concorrência espanhola) foram algumas das respostas indicadas para o crescimento do grupo.

O conselheiro delegado do grupo, Ricardo Currás salientou ainda que a aposta do grupo na sua expansão passa pelo franchising. “É inequivocamente o melhor modelo para crescermos, somos a empresa com a maior rede de franquiados em Espanha e a 10ª a nível mundial”.

 

O Grupo Dia conta com 7306 lojas a nível mundial, das quais 634 em Portugal.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever