O Pingo Doce é o supermercado online mais barato no último quadrimestre de 2024 em Portugal Continental, de acordo com a análise da Deco PROteste.
Froiz, Continente e Auchan partilham entre si o segundo lugar do pódio dos supermercados online mais em conta, com a terceira posição a ser ocupada pelo Intermarché.
A conclusão parte de uma recolha diária dos preços de um cabaz de mais de duas centenas de produtos, em nove supermercados online que operam em Portugal Continental – Apolónia, Auchan, Continente, El Corte Inglés, Froiz, Intermarché, Minipreço, Pingo Doce e 360Hyper.
De acordo com a análise, realizada com base nos índices de preços calculados entre 1 de setembro e 31 de dezembro, os dados foram ponderados tendo em conta as despesas das famílias portuguesas.
Assim, a seguir ao Pingo Doce (índice 100), o Froiz, o Continente e o Auchan foram os supermercados online com o nível de preços mais baixo (índice 101), 1% mais caros do que o primeiro. O Intermarché está em terceiro lugar, sendo 3% mais caro do que o Pingo Doce.
Em sentido inverso, de setembro a dezembro, o El Corte Inglés (índice 109) foi o supermercado online mais caro, com um nível de preços 9% acima do Pingo Doce. Numa posição intermédia ficaram o 360Hyper e o Minipreço, com o índice 104 e 106, respetivamente.
Criado em dezembro de 2021, o simulador da Deco PROteste permite encontrar o supermercado online mais barato, com entrega ao domicílio, no concelho que for selecionado.
Os índices são calculados com base nos preços recolhidos no dia anterior. Ao supermercado online mais barato é atribuído o índice 100. Calculados em função deste, os restantes supermercados vão registando índices superiores. Cada ponto acima de 100 significa que o mesmo cabaz fica 1% mais caro.
Para o cálculo do índice, são considerados válidos os supermercados online que tenham, no mínimo, 65% dos produtos do cabaz completo.