O volume de negócios dos grossistas de alimentação para hotelaria em Portugal atingiu os 1120 milhões de euros em 2015, mais 1,8% face ao período homólogo. A conclusão é do mais recente estudo da Informa D&B, ‘Grossistas de Produtos Alimentares para Hotelaria’, que indica que o crescimento da despesa das famílias “tem influenciado positivamente a atividade da restauração”, que está na origem da recuperação das vendas do canal grossista.
O estudo agora publicado prevê que a tendência positiva se mantenha, estimando-se um crescimento de 2% já para este ano e para 2017.
No final de 2014, operavam no mercado nacional cerca de 9 490 empresas grossistas de alimentação, mais 1,5 pontos percentuais face a 2013. Para além disso, de acordo com a Informa D&B, cerca de 25% das empresas grossistas centram a sua atividade na distribuição de fruta e legumes. Em segundo lugar surgem as distribuidoras de bebidas, que representam cerca de 15% do total.
Para além disso, como indica o estudo, “o setor apresenta um grau de atomização elevado, com cerca de 90% dos operadores com menos de dez empregados, sendo estas empresas, em geral, companhias de carácter familiar e com um âmbito de atuação regional.”