Quantcast
Tecnologia

Gen AI, computação quântica e tecnologia climática são ‘prioridades empresariais’

iStock

A Inteligência Artificial (IA) generativa, a computação quântica e a tecnologia climática são três prioridades na topo da lista dos executivos das empresas em 2024, revela uma nova análise da Bain & Company dedicada à disrupção digital, Taking a Globally Orchestrated Approach to Digital Disruption.

Segundo o explicado em nota enviada às redações, os líderes desempenharão um papel decisivo na adaptação e na resposta das suas empresas a estas disrupções, identificando pontos fracos e fortes, separando modas de tendências e vertendo os insights num conjunto significativo e proativo de prioridades para enquadrar e impulsionar os seus objetivos estratégicos.

 

Em comunicado, explica-se que desde que se vulgarizou, no final de 2022, a IA generativa tem estado no topo das agendas da maioria das empresas. Segundo uma pesquisa recente da consultora, quase 90% das empresas já utilizam a IA de alguma forma e quase a mesma proporção considera-a uma das 5 prioridades mais prementes atualmente. Além da experimentação e do entusiasmo, revelam os inquéritos da Bain & Company, os gestores estão dispostos a adaptar-se a estas disrupções e ansiosos por implementarem a IA generativa e criarem um valor real.

Os executivos navegam num cenário cada vez mais complexo e de disrupção contínua em todos as indústrias. Estas disrupções, que incluem avanços tecnológicos, alterações nas exigências do mercado, desafios ambientais e instabilidade geopolítica, estão interligadas e amplificam-se mutuamente, criando novas situações em que só a mudança pode ultrapassar a capacidade de adaptação”, adianta Clara Albuquerque, sócia da Bain & Company.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever