O Fórum do Consumo realizou ontem (15 de abril) a 3ª Conferência Fórum do Consumo, evento que serviu de mote para a apresentação do ‘Observatório do Consumo Consciente’.
Promovida pelo Fórum do Consumo, esta edição focou-se no consumo na era digital e contou com um conjunto de oradores nacionais especialistas no tema. A apresentação inicial foi efetuada pelo Presidente do Fórum do Consumo, José António Rousseau, juntamente com Paulo Bento, presidente do ISCTE e João Catalão, o anfitrião do evento.
Seguiram-se as sessões dos oradores, onde Alexandre Nilo Fonseca, Membro do Comité Executivo da PT, destacou a importância das empresas estarem online sob pena de se extinguirem.
Carlos Ascensão, CEO da PWM, apresentou ferramentas gratuitas, como Google Trends, que devem ser utilizadas pelas empresas para perceberem o que é que os clientes e potenciais clientes procuram.
Filipe Carrera, por sua vez, enumerou quatro tendências de social marketing que devem mudar a forma como as empresas encaram o digital, destacando que ser digital nada tem a ver com o número de gadgets que as pessoas possuem, e que é necessário uma capacidade de adaptação ainda maior para todos os que não são nativos digitais para se tornarem em “seres digitais”.
Já Paulo Barreto, Country Manager do Facebook para Portugal, ilustrou o crescimento da plataforma social, destacando-se a audiência desta rede social ser maior do que qualquer canal televisivo ao longo de todo o dia. Por fim, Pedro Caramez destacou a evolução do LinkedIn e a crescente importância nos processos de captação de talento. A Kantar Worldpanel também marcou presença, apresentando o seu mais recente estudo sobre o panorama do E-Commerce em Portugal e as suas perspetivas de futuro.
O evento serviu ainda para apresentar a equipa multidisciplinar que irá levar a cabo o novo projeto do Fórum do Consumo, o ‘Observatório do Consumo Consciente’, que tem como objetivo estudar a evolução em Portugal dos hábitos e tendências de consumo responsável e consciente. Os primeiros resultados deste projeto deverão estar disponíveis ainda este ano.