comércio a retalho

Dados Kantar Worldpanel: Consumo de FMCG cai para 2,1% no primeiro trimestre

Grupo dos maiores retalhistas mundiais aumenta vendas em 5%

O consumo de FMCG em Portugal caiu cerca de 2,1% no primeiro trimestre de 2015 face ao período homólogo. De acordo com dados divulgados pela Kantar Worldpanel, o consumo deste tipo de bens pelos lares portugueses está em queda há quatro anos consecutivos.

Segundo a Kantar, a tendência de queda nos FMCG tem sido impulsionada pela “redução das visitas às lojas”, com a frequência de compra a cair 2,3% nos primeiros três meses deste ano, assim como o volume em cada ato de compra, que sofreu uma quebra de 0,8%.

“Estes indicadores seguem, aliás, a mesma tendência da informação do INE para o comércio a retalho de produtos alimentares, relativa aos primeiros dois meses de 2015, que indicam igualmente uma queda ligeira do consumo nesta área em particular”, reforça a Kantar Worldpanel numa nota enviada às redações.

Os dados mostram ainda que o mercado FMCG em Portugal tem sido “fortemente pressionado” nos últimos anos com ações promocionais, tendência que se verificou ainda neste primeiro trimestre do ano, com o número de cestas que contém, no mínimo, um artigo em promoção a elevar-se para os 55%, o valor mais alto dos últimos 15 períodos de análise, segundo a Kantar.

Adicionalmente o Desconto Médio atingiu agora, neste início de ano, novo valor recorde, com -31,4 euros. No ano de 2014 o aproveitamento das Promoções por parte dos lares portugueses “permitiu uma poupança anual de 76 euros por lar, em média.”