Quantcast
Sustentabilidade

Ferrero reforça objetivo de garantir embalagens ´verdes´ até 2025

Nutella

O Grupo Ferrero anunciou um conjunto de atividades e colaborações, por forma a garantir que as suas embalagens sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025, entre os quais se incluem: a união da Nutella com a Loop e o Carrefour; a participação da companhia na “Iniciativa Nova Economia do Plástico”; a nova embalagem de “Kinder Happy Hippo”; e a nova aliança com a 4evergreen.

Nutella une esforços com a Loop e o Carrefour

 

A Nutella desenvolveu uma aliança com a plataforma de reutilização de embalagens Loop e a cadeia de supermercados Carrefour, para realizar um teste piloto em Paris, França. “A partir de agora, os clientes destas superfícies podem comprar um frasco de Nutella reutilizável, especialmente desenhado para o efeito, que estará disponível em 10 lojas Carrefour, assim como na sua plataforma online. Para além disso, o Carrefour recolherá os frascos vazios para serem lavados e reutilizados”, explica a empresa em comunicado.

A equipa de design da Ferrero trabalhou em colaboração com a Loop para desenvolver o novo frasco de Nutella, sendo este o primeiro produto da marca que cumpre com “todos os requisitos necessários para ser reutilizável”. De acordo com a multinacional italiana, o resultado desta colaboração “é um frasco duradouro, higiénico, seguro e que possui uma etiqueta e um selo que se podem eliminar facilmente durante o ciclo de lavagem”.

 

Os programas de recolha em França já estão disponíveis para que os consumidores reciclem os frascos de vidro e as tampas de plástico atuais de Nutella. Através deste teste piloto, a Ferrero, a Loop e outras marcas podem comprovar quais os benefícios da plataforma de reutilização.

Participação na Iniciativa Nova Economia do Plástico

 

Depois de assinar o “Compromisso Global da Nova Economia do Plástico”, em 2019, liderado pela Fundação Ellen MacArthur e o programa das Nações Unidas para o meio-ambiente (PNUMA), a Ferrero tornou-se membro da Fundação Ellen MacArthur, participando na “Iniciativa Nova Economia do Plástico”. Desta forma, a Ferrero juntou-se a um grupo de empresas comprometidas com uma visão comum: “uma economia circular para o plástico, na qual este nunca seja um desperdício ou contaminação”, de acordo com o mesmo comunicado.

A iniciativa visa a colaboração entre empresas de diferentes negócios, com o objetivo de desenvolver soluções em escala, pelo que a Ferrero terá um papel ativo, trabalhando em projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I+D+I) e reunindo esforços para impulsionar a transição para uma economia circular do plástico.

 

Nova embalagem reciclável para Kinder Happy Hippo

O departamento de I+D da Ferrero criou uma embalagem reciclável para Kinder Happy Hippo, cumprindo assim com as diretrizes de reciclabilidade CEFLEX para filmes flexíveis e com um perfil melhorado.

“O novo packaging apresenta uma nova estrutura feita de um só material de polipropileno, que dá a proteção necessária ao produto”, refere a empresa.

Ferrero une-se à aliança 4evergreen

Paralelamente, a Ferrero uniu-se à aliança 4evergreen, cujo objetivo é impulsionar embalagens desenvolvidos a partir de fibra favorecendo uma economia circular e sustentável que minimize o impacto climático e meio-ambiental.

No mesmo comunicado, a empresa adianta que, através desta aliança, estará “em contacto com membros da indústria do packaging a partir de fibra, incluindo desde produtores de papel e cartão até proprietários de marcas, retalhistas e fornecedores de tecnologia, entre outros”.