Serão dois dias intensos de trabalho, com o objetivo de partilhar soluções e, fundamentalmente, conhecimento. O ecossistema do e-commerce português terá, assim, palco para mostrar o que faz e, mais importante, pode, quer e deve fazer. Em entrevista exclusiva à DISTRIBUIÇÃO HOJE, Vasco Moreira, Gonçalo Mendes e João Leitão, da Comissão Organizadora do E-commerce Connect, levantam um pouco do véu do que irá passar-se, em Sintra.
DISTRIBUIÇÃO HOJE: No final do mês de Janeiro (dias 30 e 31) organizam a 2.ª edição do E-commerce Connect. Que evento é este e a quem se destina?
Esta será a segunda vez que Lisboa recebe o grande evento em Portugal dedicado ao e-commerce que tem por objetivo primordial aproximar as lojas online aos melhores e mais inovadores serviços tecnológicos – desde startups a empresas estabelecidas – que lhes poderão aumentar a performance da sua presença digital.
Esta iniciativa juntará altos cargos de plataformas de e-commerce em Portugal com o objetivo de dar a conhecer múltiplas soluções e serviços, nacionais e globais, que lhes poderão melhorar a performance da sua presença digital. É esperada uma audiência altamente qualificada, entre 250 a 300 participantes, e as apresentações das soluções terão uma duração de 15-20 minutos.
Para além das apresentações de casos de sucesso, e das apresentações de keynote speakers especialistas no comércio eletrónico, o E-Commerce Connect contará também com múltiplas sessões customizadas de reuniões de 1 para 1, pré-agendadas, de 20 minutos, entre os altos responsáveis das plataformas de e-commerce e das soluções tecnológicas. Os diretores de plataformas de e-commerce e os responsáveis das soluções terão a oportunidade de reunir durante o evento, em espaço próprio, sendo o processo de agendamento de reuniões previamente preparado.
Que parcerias/apoios têm para a realização do evento?
O evento, neste momento, conta com o apoio institucional da AICEP, APDC e da Startup Lisboa, estando também confirmadas as presenças de decision makers de grandes plataformas nacionais como a Fnac, La Redoute, TAP, Worten, Sport Zone, Prozis, entre outras.
O Pestana Sintra Golf Hotel será assim o palco deste evento disruptivo de e-commerce, que representa o mundo global em que vivemos.
Quais as principais diferenças para a 1.ª edição do evento?
Depois do sucesso da 1.ª edição, o E-Commerce Connect juntará num ambiente exclusivo gestores (CEO, COO, CMO, CIO) de lojas online relevantes em Portugal, representantes experientes das mais reputadas soluções de e-commerce e peritos de Marketing Digital e contará com um formato substancialmente melhorado em relação à anterior edição, em particular com jantar de gala, estadia, e atividades de trabalho durante dois dias, de forma a melhor potenciar novas relações e networking.
A grande diferença entre as duas edições assenta numa alteração de formato que permite aumentar a qualidade de networking entre os participantes os quais poderão usufruir de estadia e partilhar vários momentos e experiências em conjunto
Quais foram as principais conclusões retiradas da 1.ª edição do E-commerce Connect e de que forma permitiram melhorar esta 2.ª edição?
Na primeira edição do E-Commerce Connect ficou bem patente a falta que fazia um evento focado em negócio nesta importante área do E-Commerce. O evento foi, na verdade, um Marketplace físico entre os principais decisores de e-commerce portugueses e fornecedores de serviços e soluções nacionais e globais. A experiência partilhada e as apresentações das mais recentes técnicas e produtos do mercado enriqueceram muito o evento e tornaram-no numa experiência que se tornou curta para o interesse que despoletou.
Na vossa opinião, o que é que as empresas procuram com a participação no E-commerce Connect?
Por um lado, as lojas online e as restantes empresas procuram conhecer as mais recentes e promissoras metodologias, produtos e serviços utilizados no mercado global. Por outro lado, as soluções, olham para o evento como uma oportunidade para conquistar novos clientes ao conhecer melhor os mais altos responsáveis de lojas online em Portugal.
O que é que os participantes poderão retirar da sua participação do E-commerce Connect?
O E-commerce Connect é um evento exclusivo, por convite, aos diretores das principais insígnias de retalho e de e-commerce em Portugal. Tem como objetivo principal conectar estes decisores às melhores soluções e serviços globais.
Os três pilares do evento consistem na apresentação de casos de sucesso e de boas práticas do e-commerce, na promoção de network altamente qualificado, e na realização de reuniões de trabalho 1-to-1. Estas reuniões são uma grande mais valia e representa o maior fator diferenciador entre este e os restantes eventos da área.
Queremos que as soluções presentes abranjam todo o espectro das necessidades digitais que as empresas atualmente atravessam, desde áreas como a da logística, infra-estruturas, fraude e ciber-segurança, pagamentos, sistemas de intranet, marketing, entre muitíssimos outros.
A realidade nacional do e-commerce
Resumidamente, como caraterizam o e-commerce em Portugal? Podemos dizer que ainda se encontra numa fase embrionária, mas com forte potencial de crescimento?
O estado do e-commerce em Portugal apresenta um forte potencial de crescimento e o facto de ainda não ter atingido o nível de maturidade é fator muito importante e excelente notícia para que se possa crescer.
O ecossistema do comércio electrónico encontra-se a crescer em ritmo acelerado e, mais importante que o rápido crescimento, é a possibilidade de este ser consistente. É neste contexto que surge a missão do E-Commerce Connect que procura contribuir para um crescimento de forma sustentada do ecossistema do E-Commerce em Portugal através de uma iniciativa que promove a interação entre os atores deste mercado, a sua troca de conhecimentos e partilha de experiências.
O fato das gerações mais novas (Millennials + Geração Z) viverem constantemente “ligados” é um dos principais fatores para que o e-commerce só tenha um caminho: o do crescimento?
As gerações mais jovens vivem “online” desde muito cedo e são, sem dúvida, um fator importante para o crescimento do e-commerce, representando um motor de aceleração deste mercado. No entanto, o e-commerce é também sinónimo do fator comodidade, permitindo que qualquer pessoa possa navegar por montras digitais, proceda a compras em qualquer local, e possa analisar e refletir sobre as suas compras munido de informação e recomendações.
Mais do que simples vendas online
Quais deverão ser as principais ferramentas/soluções a ter em conta no e-commerce?
O ecossistema do e-commerce é complexo e muito diversificado. Dando como exemplo uma loja online, para que ela possa atingir níveis de sucesso consistentes, será necessário preparar, trabalhar e atuar sobre milhares de pormenores determinantes. Qual o serviço de logística a utilizar? Como trazer os visitantes ao site? Que CRM utilizar? Que sistema de pagamentos implementar? Como trabalhar o mobile commerce? Devo contratar algum sistema de reviews? Que sistemas de mail marketing devo utilizar? Faz sentido utilizar sistemas SMS?
Isto são apenas algumas áreas que devem ocupar o tempo de um gestor que queira implementar e gerir uma loja online. A área dos pagamentos e da logística será apenas a ponta de um iceberg numa maré de atividades que têm de ser levadas a cabo para levar um projeto a bom porto. É extremamente importante que as empresas e os seus altos responsáveis estejam a par das melhores inovações do mercado, podendo estar um passo à frente e, assim, adquirir vantagem competitiva.
Normalmente, quando se fala de e-commerce, fala-se de compras online, mas o e-commerce tem implicações muito mais abrangentes do que somente o comércio. Por exemplo, a logística é um dos setores que, devido ao crescimento do e-commerce, teve de adaptar-se e ir ao encontro das novas exigências. Este evento é unicamente focado em quem está no comércio eletrónico ou vai mais além?
Falamos de e-commerce sempre que uma empresa vende algum produto ou serviço através de transações financeiras realizadas através de uma plataforma digital. Existem muitos serviços/produtos não físicos que podem ser transacionados – viagens, voos, seguros, produtos financeiros. Este evento traz os maiores pensadores do digital que atuam no e-commerce nas áreas dos pagamentos, CRM, logística, reviews, mobile commerce, entre outras.
O que falta em/a Portugal para dar “o salto” no e-commerce?
Já são muitas as empresas portuguesas de e-commerce que comercializam para Portugal, mas começamos a contar com exemplos de quem comercializa para todo o mundo e com muito sucesso, como é o caso da Prozis.
Em nossa opinião, é fundamental que as lojas online para obterem sucesso façam uso de uma abordagem de conquista de mercado global. O e-commerce em Portugal, por questões intrínsecas à proximidade de bens e serviços, não adquire ainda o fator de utilidade que podemos encontrar noutros países.
Quando tivemos oportunidade de viver por um período de tempo em Pittsburg, Pensilvânia (EUA), no âmbito de do programa inRes na Universidade de Carnegie Mellon, todos os dias chegavam encomendas a nossa casa, onde vivíamos numa casa de uma família americana. A principal motivação era a comodidade, uma vez que para realizar qualquer tipo de compras era necessário pegar num carro e fazer bons quilómetros. Outros fatores importantes que poderá contribuir para a aceleração do e-commerce português é o aumento nos níveis de confiança e segurança nas transações através de plataformas digitais.
Quais são os principais desafios colocados ao e-commerce em Portugal?
Na nossa opinião os principais desafios colocados ao e-commerce, em Portugal, e que permitirão um crescimento acelerado e sustentado passam por trabalhar os níveis de confiança dos utilizadores nas transações, os níveis de segurança (que estão naturalmente associados a um aumento dos níveis de confiança), o aumento da comodidade e ainda da rapidez.
Mais do que partilhar, conhecer
O evento caracteriza-se pelo fato de proporcionar reuniões 1-to-1 entre decisores de lojas online e representantes das soluções de e-commerce em que tiverem interesse. Esta é a melhor forma de colocar quem procura soluções para os seus negócios e quem oferece essas mesmas soluções?
O formato que encontrámos revelou-se fundamental para o sucesso desta iniciativa. Este é um formato eficaz uma vez que permite que os participantes exponham os seus desafios e problemas e potencialmente encontrem uma ou várias soluções que possam contribuir ajudando a resolver os seus problemas.
Outro aspeto importante é o facto do dia-a-dia do e-commerce ser avassalador, sendo muito comum a existência de muitas interferências. Como sabemos, onde abunda a informação escasseia a atenção. Assim, o formato de dois dias permite que os participantes se encontrem focados e abertos a ouvir novas soluções de mercado, sem interferências, ajudando-os a entender como podem melhorar a sua performance digital.
Pode dizer-se que este é um evento de partilha, não só de soluções, mas de conhecimento?
Este é um evento de partilha de conhecimentos. É verdade que as soluções presentes terão a oportunidade de apresentar aos participantes de que forma podem contribuir para estas apresentarem resultados mais promissores.
No entanto, é também uma oportunidade primordial para os diferentes diretores, administradores e responsáveis do retalho online mais significativo, em Portugal, trocarem impressões e partilha de conhecimentos sobre a sua forma de operar o seu e-commerce, mesmo tendo em conta que possam atuar em diferentes indústrias. É sempre interessante verificar que, independentemente das indústrias onde estes responsáveis trabalham, existirem sempre pontos de contacto nas diferentes estratégias e abordagens que implementam.
Quantas empresas vão estar presentes no E-commerce Connect a “mostrar” as suas novidades para os players do mercado?
A expectativa da organização é que a audiência do evento seja composta por 250 a 300 participantes. Do lado das lojas online estamos a contar com a participação das 100 plataformas online mais relevantes em Portugal. Do lado das soluções, à data de hoje, estão confirmadas as presenças de responsáveis das seguintes empresas: Kuantokusta, Mastercard, Cleverly, Gowento, Contentsquare, Target2Sell, Adyen, Webtrekk, HiPay, PLMJ, DHL, Google, Selligent, SIBS, SocialPubli, CommandersAct, Tokywoky, Eulerian Technologies, DemoUp, Opiniões Verificadas, Ingenico, We Know You, Bliss Applications, Comercia Global Payments e a Reckon.
Estarão ainda presentes responsáveis da AICEP, APDC e da Startup Lisboa, uma vez que irão dar o seu contributo na qualidade de apoio institucional ao evento.
No final do dia 31 de janeiro, o que deixará satisfeita a organização do E-commerce Connect?
O mais importante do ponto de vista da organização, é que este termine com o sentimento de que foi proporcionado mais um bom momento ao ecossistema do e-commerce português tendo contribuído para a partilha de conhecimento e a promoção de networking de qualidade entre os participantes. Mas, acima de tudo é nosso desejo que os participantes saiam satisfeitos, nos possam dar um feedback positivo, e com a sensação de que aprenderam.
Gostaríamos de terminar o evento sabendo que as lojas tiveram a oportunidade de conhecer soluções que irão ajudá-las a melhorar o seu desempenho. Gostaríamos ainda de terminar o evento, sabendo que as soluções tiveram oportunidade de conhecer lojas com as quais podem vir a colaborar, com boas perspetivas de realizarem negócios conjuntos, até porque este é um evento de negócio.
Seria muito bom terminar a 2.ª edição do E-Commerce Connect com a sensação que esta foi uma iniciativa que contribuiu para a construção de um importante caminho de crescimento do e-commerce nacional.
A DISTRIBUIÇÃO HOJE, enquanto Media Partner do E-Commerce Connect 2019, disponibiliza um código promocional – ECDL%2019 – para os leitores da revista e subscritores da newsletter DH.
O código oferece entrada gratuita no evento para as primeiras 5 lojas a inscreverem-se (1 convite pessoa por loja), e desconto de 30% na inscrição das restantes lojas
O código promocional DISTRIBUIÇÃO HOJE é válido para lojas com um volume de visitas igual ou superior a 100K visitas mensais.
O último dia para inscrição no evento será dia 20 janeiro às 19h.