O Grupo Montalva, que detém marcas como a Izidoro, foi adquirido à ECS pelo Grupo Valsabor com participação e apoio da equipa de gestão da Montalva.
A operação já recebeu aprovação da Autoridade da Concorrência e, de acordo com o comunicado de imprensa, “traduz o sucesso do processo de reorganização e modernização das suas atividades concretizado sob o controlo acionista da ECS desde 2011”, ao mesmo tempo que “permite agora fortalecer a posição no mercado e expandir a oferta de produtos e serviços dos Grupos Montalva e Valsabor”.
Para Manuel Noronha de Andrade, CEO da ECS, “o interesse de um player de referência em Portugal no Grupo Montalva valida a qualidade do ativo e os resultados da estratégia desenvolvida”.
Já para Fernando Vicente, CEO do Grupo Valsabor, “a aquisição do Grupo Montalva constitui uma excelente oportunidade para o crescimento de ambos os grupos. Estamos entusiasmados em trabalhar com a equipa de gestão da Montalva para continuar a proporcionar produtos e serviços de elevada qualidade e reforçar a relação com os nossos clientes e consumidores”.
“Após mais uma década de sucesso com o suporte da ECS, esta operação marca um novo e importante momento na história do Grupo Montalva. A força e os recursos do Grupo Valsabor, aliados à competência das nossas equipas e à qualidade dos nossos produtos, vai potenciar o desenvolvimento da empresa e contribuir para continuarmos a criar valor para todos – consumidores, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros – através de um forte compromisso com a Portugalidade e a Inovação, que constituem pilares fundamentais da nossa identidade”, afirmou Luis Rodrigues, CEO do Grupo Montalva.
De acordo com o comunicado, a operação vai permitir ao Grupo Montalva e ao Grupo Valsabor “expandir a linha de produtos, aumentar a capacidade produtiva instalada e explorar novos segmentos e mercados, beneficiando de uma solidez reforçada e da capacidade de investimento na inovação e sustentabilidade – pilares estratégicos do grupo”.
O Grupo Montalva é uma empresa portuguesa, com sede no Montijo e que conta com mais de 30 explorações de produção animal e oito unidades industriais em Portugal. Já o Grupo Valsabor, que se dedica à produção animal e à transformação e comercialização de produtos alimentares, conta com 32 empresas e 12 áreas de negócio.
Segundo a nota de imprensa, assinada pelos três intervenientes na operação, as atividades do grupo incluem também um centro de inseminação artificial, a distribuição de medicamentos veterinários, a produção de rações e a distribuição de produtos e matérias-primas.