Quantcast
Sustentabilidade

Continente eleito “Marca de Confiança Ambiente” pela 11.ª vez consecutiva

Continente_2

O Continente foi eleito “Marca de Confiança Ambiente 2020” pelos portugueses, pelo 11.º ano consecutivo, na categoria de “Hiper/Supermercados”.

O Continente tem vindo a implementar várias medidas, como a alteração progressiva da sua matriz energética, apostando na eficiência e na produção autónoma de eletricidade a partir de fontes renováveis, ou o seu “Compromisso para o Uso Responsável do Plástico”.

Através das iniciativas desenvolvidas para reduzir ou eliminar a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, o Continente refere já ter economizado, numa base anual, 4,2 mil toneladas de plástico fóssil virgem até ao final de 2019, o que representa uma poupança 90% superior às projeções iniciais de 2,2 mil toneladas/ano.

Além disso, tem também apostado em projetos de economia circular e combate ao desperdício, como os produtos feitos a partir de material reciclado com origem nos resíduos gerados nas suas operações, ou a partir de excedentes alimentares, a Caixa Zer0% Desperdício (caixas de 5Kg com frutas e legumes que se aproximam do fim do seu valor comercial, pelo preço de 0,50€ ao kg), além da doação diária de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e associações de apoio a animais, que em 2019 correspondeu a 12,3 milhões de Euros.

Outra forma de difundir a importância da sustentabilidade ambiental tem sido através das iniciativas dedicadas a diferentes stakeholders da sociedade, como é o caso do II Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal ou o  Programa Escola Missão Continente que aborda, entre outros, o tema do consumo consciente junto de alunos do 1º ciclo de todo o País.

O selo “Marca de Confiança Ambiente 2020” está incluído no estudo “Marcas de Confiança” realizado pela revista Seleções do Reader’s Digest, que tem como objetivo medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas.

A 20.ª edição contou com um universo de mais de 12 mil inquiridos que votaram em dezenas de marcas, distribuídas por doze categorias de produtos ou serviços, através de um questionário misto: via postal e online, com respostas livres e espontâneas.